segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mesmo com pré-natal, planejamento familiar é precário no país


O Globo



Enquanto o pré-natal está praticamente universalizado no país, o acesso ao planejamento familiar ainda é precário, revela pesquisa ainda em fase de elaboração, coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

A consulta, iniciada há dois anos e baseada em entrevistas e coleta de informações de 22 mil mulheres, mostra que só 45% queriam realmente engravidar. Na comparação por regiões, no Norte, o percentual cai para 40% e no Sul, sobe para 49%, no Centro-Oeste, é de 44% e no Sudeste, 46%. No Brasil, apenas 1,2% não fez pré-natal, segundo a pesquisa.

- Isso é algo muito sério. Significa que nossa população não está programando a concepção. Ela ocorre por acidente. É ótimo que o pré-natal tenha atingido esse nível, mas chama atenção que a contracepção não está recebendo a mesma atenção do sistema público de Saúde. Não está com a mesma oferta, e isso se reflete nos números de aborto no país - avalia Maria do Carmo Leal, coordenadora da pesquisa, encomendada pelo Ministério da Saúde. 

Nenhum comentário: