sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

É uma gente que nem se vê


Carlos Brickmann


Acabou nosso Carnaval. Mas só o nosso: a folia continua correndo solta em Brasília. Na verdade, nem é em Brasília, que o pessoal poderoso de lá prefere se esbaldar em recantos mais turísticos. Suas Excelências, nossos nobres deputados e senadores, estão de folga desde o dia 15 (e voltarão, se tudo der certo, no dia 29). Deve ser o único lugar do mundo em que o tríduo carnavalesco não tem três dias, às vezes um pouco esticados: tem 15. Depois falam mal de juiz. Comparado com os nobres parlamentares, quem tem só dois meses de férias é um escravo!

Já passada a Quarta-Feira de Cinzas, 35 dos 594 parlamentares apareceram no serviço (contentaram-se, pois, com um tríduo de folga carnavalesca de apenas nove dias). Os demais 559 continuavam cansados e cansados ficarão por mais alguns dias - quem garante que no dia 29 estarão todos de volta?

De certa forma, os gazeteiros fazem um bem ao país. O governador mineiro Hélio Garcia, em seu último mandato, passou a maior parte do tempo no Interior, numa fazenda. Um dia lhe perguntaram se isso não prejudicava o trabalho. Garcia, com sinceridade cortante, explicou: "A cada papel que deixo de assinar o Tesouro faz economia". Pena que no Congresso o pessoal tenha se protegido de eventuais consequências negativas da persistente fobia ao trabalho: sem isso, economizaríamos, só no Carnaval, algo como R$ 50 mil de despesas com cada parlamentar. 

Mas que fazer, se eles conseguiram se livrar da maldição bíblica de ganhar o pão de cada dia com o suor de seu rosto?

Nenhum comentário: