sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Lamentável a manifestação do novo presidente do STF


Lamentável a manifestação do novo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, aos jornalistas que o entrevistavam. Lamentável pelo off. Lamentável pela diferenciação que estabeleceu entre jornalistas brancos, que para ele pensam diferente dele, e jornalistas negros, que para ele deveriam necessariamente pensar como ele. O ministro precisa aprender que juiz não tem cor. Jornalista muito menos. E que ambos devem se pautar pela ausência de cor. Pela transparência.


Da Folha de São Paulo:

Barbosa faz crítica a pergunta feita por jornalista negro de TV

Descontente com uma pergunta feita por um repórter negro, o novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, disse anteontem que o questionamento reproduzia estereótipos repetidos por jornalistas brancos. "Eles [os demais jornalistas presentes no momento da frase, brancos] foram educados e comandados para levar adiante esses estereótipos. Mas você, meu amigo?", disse Barbosa. 

O jornalista Luiz Fara Monteiro, da TV Record, havia perguntado a Barbosa se ele estava "mais tranquilo, mais sereno" após a primeira sessão presidindo a corte. O relato foi publicado no mesmo dia no "Blog do Noblat", do jornal "O Globo". Barbosa falava para um grupo de repórteres em "off", jargão jornalístico para designar informação em que a fonte se mantém anônima. Com a divulgação no blog do diário carioca, a Folha avaliou não haver mais o compromisso de preservar o "off".

"Nesses dez anos, o ministro Joaquim botou para quebrar aí, quebrou as cadeiras? Gente, vamos parar de estereótipo, tá?", queixou-se Barbosa, segundo o blog. "Logo você, meu brother!", disse então ao repórter. "Ou você se acha parecido com a nossa Ana Flor [repórter da agência Reuters, que é branca]? A cor da minha pele é igual à sua. Não siga a linha de estereótipos porque isso é muito ruim. Eles foram educados e comandados para levar adiante esses estereótipos. Mas você, meu amigo?". Procurada para falar sobre o assunto, a assessoria de Barbosa disse que o ministro não iria comentar.

Um comentário:

Miriaklos disse...

Depois de uma m... desta o Joaquim Barbosa vai falar o que. Ele tem que ficar com o bico calado mesmo e tomar ciência que como ministro do Supremo já não podia cometer deslizes e como presidente então, nem pensar.