sábado, 17 de maio de 2014

Economista de Caçapava é achado morto na Inglaterra


Paulo Henrique Dias Junior, de 34 anos, voltaria para o Brasil no final do ano. Foto: Divulgação
Paulo Henrique Dias Junior, de 34 anos, voltaria para o Brasil no final do ano.
Foto: Divulgação

Natural de Caçapava, Paulo Henrique Dias Junior, 34 anos, foi encontrado morto anteontem na cidade de Colchester, em Essex, zona leste da Inglaterra, onde estudava. 

Economista, ele fazia doutorado na University of Essex, por intermédio da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), desde janeiro deste ano e ficaria na Grã-Bretanha até dezembro.

Até ontem à noite, as condições da morte ainda eram um mistério, o que está deixando a família aflita.

No endereço eletrônico da universidade inglesa, uma notícia publicada às 15h32 desta quinta-feira, dava conta de que o corpo dele foi encontrado às 8h30 do mesmo dia, perto de onde ele morava, nos arredores da universidade. Ainda segundo a instituição de ensino inglesa, o brasileiro foi visto no Stansted Airport por volta das 23h da última quarta-feira (no fuso da Inglaterra).

A polícia, de acordo com o site, teria encontrado Dias Junior em “estado de confusão mental” e encaminhado o estudante para o Broomfield Hospital, em Chelmsford, de onde ele teria desaparecido por volta das 2h de quinta-feira. Não há informações sobre a causa da morte, que não está sendo tratada como caso policial.

Desespero. Paulo Henrique Dias, o pai, está aflito com a falta de informações. Ele recebeu a notícia por meio da ex-esposa de seu filho, que mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

“Tento ligar na Universidade em Porto Alegre e ninguém me explica nada. Só dizem que a morte foi confirmada informalmente. Estamos transtornados”, afirmou. 

Dias conta que conversava com seu filho pela internet diariamente, por volta das 17h, horário de Brasília. “Nos falávamos todos os dias por volta das 17h, quando lá era umas 21h. Falei pela última vez na terça-feira e na quarta já não consegui mais contato”.

Mistério. O pai do brasileiro não notou nada de estranho em seu filho e a causa da morte, até a noite de ontem, não tinha explicação.

“Meu filho não era viciado, tinha hábitos saudáveis, praticava exercícios, era ativo. Não tinha nenhuma doença nem nada. Nem histórico de depressão”, afirmou.

Dias Junior esteve no Brasil em fevereiro e viria novamente em junho, por causa da Copa do Mundo. “Estava tudo certo para ele vir. A gente queria assistir aos jogos do mundial aqui em casa [em Caçapava], com os amigos e a família”. 

Morte

Natural de Caçapava, o brasileiro Paulo Henrique Dias Junior, de 34 anos, foi encontrado morto na cidade de Colchester, zona leste da Inglaterra, anteontem pela manhã

Confusão mental

A Polícia da Inglaterra teria encontrado Dias Junior em um aeroporto, em estado de confusão mental, e o encaminhado para um hospital, de onde ele desapareceu. Apenas na manhã de ontem ele foi achado, já morto, perto de onde ele residia, nos arredores da University of Essex


Consulado oferece ajuda para a família em Caçapava

O Itamaraty, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que acionou, na tarde de ontem, o Consulado Brasileiro em Londres para apurar as condições da morte do brasileiro Paulo Henrique Dias, de 34 anos, cujo corpo foi encontrado anteontem de manhã na cidade de Colchester, leste da Inglaterra.

Segundo a família, ele fazia doutorado na área de economia. A expectativa é que haja novas informações nas próximas horas.

Também por meio da assessoria de imprensa, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que intermediou a ida de Dias Junior ao exterior, informou que a confirmação da morte se deu de maneira informal, através do reconhecimento do corpo dele pelo professor-orientador do brasileiro na Inglaterra.

Segundo a família, na noite de ontem, a empresa de seguro de viagem ligou para a residência dos pais, confirmando que Dias Junior havia morrido. “O Consulado também ligou oferecendo assistência, mas não deu nenhum detalhe”, disse o pai do economista.

O Vale

Nenhum comentário: