quinta-feira, 29 de maio de 2014

Prefeito de Caçapava diz que morador não deve 'esperar tudo' da prefeitura


Prefeito de Caçapava causou polêmica com entrevista a rádio (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)
Não sou rico. Sou pobre...

Ao se defender do atraso na entrega dos kits escolares para alunos de Caçapava, o prefeito Henrique Rinco (PSDB) disse que a população deve trabalhar para comprar o material escolar e não deve ficar "esperando tudo da prefeitura".

A declaração foi feita ao comentar uma reportagem da TV Vanguarda, que abordou o atraso na distribuição do material - que ainda não foi distribuído para a maioria dos alunos da rede este ano.

''Vi uma mulher na Vanguarda dizer que não tinha como comprar um lápis e uma borracha (...) Então, é difícil, eu sei que é difícil, mas como é que você fica criticando, esperando tudo do poder público? Eu não dou prejuízo pro poder público. Nunca dei. Nunca usei o SUS. Sempre trabalhei e nunca levei meus filhos no SUS. Nunca aproveitei de SUS, de escola pública. A consciência é de cada um'', disse o prefeito em entrevista à rádio Capital FM concedida na última quarta-feira (21).

Questionado sobre a repercussão de sua fala, o tucano justificou, mas manteve a declaração. "O que eu tenho a dizer sobre isso é que a verdade tem que ser dita. Eu sempre tive condições de pagar e paguei pra dar oportunidade para aqueles que não têm condições. Agora, a minha opinião é a minha opinião. E a sua ou a de outras pessoas que pensam diferente... eu não vou deixar de falar a verdade nunca", disse.

Atraso nos kits
A demora na entrega do material para os alunos da rede municipal foi justificada pelo prefeito com problemas com as empresas que venceram a licitação.

"Uma empresa já até entregou. Foram três que ganharam, uma do Rio de Janeiro, uma de São Paulo e uma do Paraná. Elas (as empresas) me pressionaram de toda maneira aqui para realinhar preço para entregar estes kits. Não vou realinhar preço porque tenho responsabilidade com o dinheiro público e tenho responsabilidade com o dinheiro público e não vou pagar no Tribunal de contas por isso", disse o prefeito.

Segundo ele, algumas creches e escolas de ensino para jovens e adultos já começaram a receber os kits. Ele também disse que o trecho polêmico da entrevista foi difundido na internet pela oposição.

Confira a íntegra da declaração abaixo:

''Vi uma mulher na Vanguarda dizer que não tinha como comprar um lápis e uma borracha. Tudo bem, sei que é difícil, mesmo, pra algumas pessoas. Agora, eu comprei lápis, borracha, livro, caderno, tudo o que foi necessário para estudar meus três filhos. Paguei escola particular. Não sou rico, nunca fui rico na minha vida. Sou pobre, mas trabalhei. Aí a turma fala 'você teve sorte'. Tá, trabalhei e tive condições de pagar estudo para meus três filhos e continuo pagando, você entendeu? Então, é difícil, eu sei que é difícil, mas como é que você fica criticando, esperando tudo do poder público? Eu não dou prejuízo pro poder público. Nunca dei. Nunca usei o SUS. Sempre trabalhei e nunca levei meus filhos no SUS. Nunca aproveitei de SUS, de escola pública. A consciência é de cada um''

Por G1

2 comentários:

osmar martins de toledo disse...

o rinco tem razao quando comenta que nunca precisou usar o dinheiro publico...concordo plenamente..quem tem um patrimonio de mais de 2 milhoes..nao precisa mesmo..mas quem ganha um misero salario minimo..e luta para colocar o pao e o leite no cafe dos filhos.....este sim precisa...diferença de valores..

André Silvestre disse...

Pensei que já tinha visto de tudo na minha vida, mais uma igual a esta eu nunca vi. Onde é que vamos parar?