sábado, 24 de maio de 2014

Material escolar – LEI Nº 9.394 (lei de diretrizes de base da educação)



Material necessário a alunos de escolas públicas o kit escolar é sem sombra de dúvidas o item mais problemático dos administradores públicos. Esta “raridade”, que faz prefeitos darem as mais mirabolantes explicações de como é difícil sua aquisição, pode ser encontrado em qualquer lugar, nas tantas papelarias e supermercados de qualquer cidade, mas, os responsáveis pela aquisição desta “jóia” preferem comprá-los em outras cidades e às vezes até em outros estados e sempre de empresas “especializadas” em kit escolar. Fosse o kit escolar medalha para homenagear figurão certamente as prefeituras teriam em abundância. 

Chegando ao final de maio, já num momento avançado do ano letivo, ainda tem prefeituras que não entregaram os materiais escolares aos alunos da rede municipal. Além do atraso, produtos com erros são adquiridos, como réguas com a falta de números, livros com grafias erradas e principalmente denúncias de corrupção nos processos licitatórios.

“A Tribuna”, de Santos, noticiou que o Ministério Público do Estado de São Paulo passou a investigar um cartel nas concorrências relativas ao material escolar, que atuaria nos municípios de Guarujá, Bertioga, Ibitinga, Osasco, Paranaguá, Jaguariúna, Itapevi, Sumaré, Vinhedo, Itupeva e Registro. Segundo matéria de “O Vale”, de São José dos Campos, materiais comprados no varejo estavam mais baratos do que os valores constantes do kit escolar da prefeitura. O “Bom Dia, São Paulo” da TV Globo, veiculou matérias mostrando que problema semelhante, segundo o Tribunal de Contas do Estado, ocorreu em Barueri, onde também houve atraso na entrega dos materiais aos alunos, assim como em Guarulhos, São Caetano do Sul e Itapecerica da Serra.

Em Caçapava o prefeito resolveu inovar na ladainha, atrasado com a distribuição dos kits, mandou um recado velado aos pais de alunos carentes, “eu nunca fui rico, mesmo assim sempre comprei o material escolar dos meus filhos”. E pior, o prefeito alegou que não é obrigado por lei a distribuir os kits.

Bem, não é de duvidar que o prefeito de Caçapava nunca tenha ouvido falar da lei de diretrizes de base da educação, então veja aí:

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, Art. 4º, VIII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde; (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

Nosso país apresenta o pior retorno de impostos para a população, de acordo com recente levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que mostra a baixa qualidade do gasto público. A pesquisa levou em conta o PIB e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 30 nações. Poderíamos começar a inverter essa desconfortável posição aperfeiçoando os investimentos da receita fiscal na compra do material escolar. Afinal, a qualidade do ensino é decisiva para que as novas gerações possam vencer a corrupção e outros problemas incompatíveis com os nossos propósitos de desenvolvimento.

12 comentários:

Erivelton disse...

O prefeito é realmente uma besta política, vaí ser burro assim lá longe.

Elenice disse...

Ele nunca sabe de nada. Rsrsrs... Mentira, ele na verdade é um ignorante que se valeu de votos para estar como prefeito. Manda ele fazer uma redação de 20 linhas... kkkk

Luciana-Vera Cruz disse...

O prefeito está certo,não deve dar material escolar para ninguém,com certeza essas pessoas tem até celular e ficam dizendo que não tem dinheiro para comprar material para o filho.Faça me o favor.Quem pariu Mateus que o balance.

Julio Cesar disse...

E aí moçada entrem no site do jornal via vale. O Vilela está arregaçando o Nascimento.

Lucia Maria disse...

O JC Flores no seu blog confirma a estupides política do prefeito. Bando de ignorantes. Xôooo...

Demétrios disse...

Ficar esperando ganhar da prefeitura material escolar já virou mania,modo de vida.O Rinco tem é que acabar com essa mordomia.Estou contigo prefeito,votei e votarei novamente no senhor ,pois tenho certeza de que é um batalhador em favor da população caçapavense.

João Paulo disse...

Vá ser burro assim lá na rádio... Que política o sr. quer fazer? Como podemos nós que defendemos seu governo admitir as suas burrices? Fala sério... Prefeito vc não conhece a lei?

Rose disse...

O prefeito realmente está mal assessorado ,onde está o DR Antero que não o alertou sobre a Lei ? Até quando vamos ter que aguentar essas burrices.Ah eu não sabia...Estar prefeito é muito fácil,quero ver ser prefeito e honrar seus eleitores e toda a população que sofre com esses despautérios.

Silvana-Centro disse...

A prefeitura está sem dinheiro para comprar material,porque teve que pagar os shows do Frank Aguiar,pagar R$160 mil por 2 shows é brincar com o povo.Pare o bonde que eu quero descer.

Andre Sivestre disse...

É impressionante estar-mos no mês de maio e ainda não ter começado a distribuição de material escolar em Caçapava. Odeio o Datena mais vou repetir aqui o que ele disse " ei você administrador que se propôs em campanha a representar o povo e prometeu tanto, resolva os problemas do povo".

Anônimo disse...

Se não tem condições financeiras e psicológicas de ter filhos, não os tenha. Depois tem que ficar atrás do governo para sustentar. Engraçado que pilula e camisinha ninguém lembra de usar...

Anônimo disse...

~Será que o Sr. Rinco não percebeu que meteu os pés pelas mãos quando falou tamanha besteira. Ele até pode ser contra o kit escolar, mas tem que cumprir a lei e pronto. Aliás falando-se em educação em Caçapava, é uma piada.
A verba para a Educação é muito boa e onde está o Sr. Secretário da Educação que não faz nada em relação a isso tudo? Ou será que não há comunicação entre o prefeito e seus comissionados. Cada um faz o que quer? Da maneira que quer e ele aceita tudo, ou melhor, dá um de Lula, e não sabe de nada. Já muita gente falando que está com saudades de Dona Irene e da competência dela, inclusive muitos professores.