domingo, 11 de maio de 2014

Museu em Caçapava recebe veículos utilizados na segunda Guerra Mundial


Museu em Caçapava recebe veículos utilizados na segunda Guerra Mundial (Foto: Divulgação/Prefeitura de Caçapava)

O acervo do Museu Roberto Lee, em Caçapava, recebeu veículos e materiais de artilharia utilizados na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os novos componentes militares passam a integrar o acervo ao lado de outros veículos oficiais do Exército Brasileiro.

Ao todo, foram doados na última semana 20 veículos, além de tanques de guerra e canhões utilizados durante o combate do Exército Brasileiro na Itália. Entre as doações, estão caminhões para transporte de tropas e manutenção de armas, ambulâncias, modelos 4x4 e um veículo com capacidade de atuar na terra e no mar.

As doações foram feitas por dois ex-militares que mantinham a frota guardada há cerca de 40 anos.

Museu

Atualmente, o acervo do Museu contém mais de cem veículos de uso civil e militar que datam o início do século XX e Segunda Guerra Mundial. As doações partem de colecionadores de todo o país interessados pelos trabalhos de resgate, que é de responsabilidade da Prefeitura de Caçapava desde 2010.

O Museu Roberto Lee é o primeiro museu da América Latina de antiguidades mecânicas, tendo início em 1964, pelo empresário Roberto Eduardo Lee, falecido em 1975. O espaço é aberto ao público de forma gratuita em ocasiões de eventos na cidade. A próxima abertura acontece no dia 18 de maio, no centro da cidade.

História

O acervo de Roberto Lee foi doado há dois anos pela família do colecionador para a Prefeitura de Caçapava. O Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi criado por Lee em 1963 e o espaço chegou a ser o maior acervo da América Latina, com 200 veículos, na década de 1970.

Roberto Lee foi assassinado em 1975, em São Paulo. O museu continuou funcionando até 1993, mas nenhum cuidado de preservação foi tomado com os veículos neste período. A coleção atual conta com 40 veículos e fica no Centro Educacional, localizado no Bairro Vera Cruz. A coleção de veículos e acessórios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi tombada pelo Condephaat em 1982. O acervo tombado era composto de 97 veículos, motores, miniaturas de autos, distintivos de automóveis-clubes de todo o mundo e cerca de 200 gravuras.

G1

Nenhum comentário: