quarta-feira, 20 de junho de 2012

Petrobras já prepara aumento de 15% na gasolina



Folhapress_Divulgação_Agência Brasil

Os combustíveis devem custar 15% mais caro ao bolso dos consumidores em breve. É o que aponta o Plano de Negócios da Petrobrás, que será detalhado no próximo dia 25. Segundo informações publicadas pelo Estadão, esse foi o porcentual que a direção executiva da Petrobrás apresentou como necessário para financiar o pesado plano de negócios da empresa, que prevê investimentos de US$ 236,5 bilhões até 2016, 5,2% a mais do que o do plano anterior (2011-2015).

A presidente da Petrobrás, Graça Foster, não confirmou a recomendação: "As recomendações que são feitas em vários segmentos do plano são reveladas na hora de sua revelação, na hora em que a gente abre o plano".

No entanto, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta terça-feira que o reajuste de gasolina voltou a estar em análise pelo governo, ao contrário do que disse na semana passada:

- Nós temos preocupação com a Petrobras sim, e é preciso entender que os preços não sobem na bomba de gasolina há mais de 9 anos, pois o aumento que houve recentemente foi absolvido pela Cide (taxa cobrada sobre a gasolina) e não foi repassado ao consumidor. É um assunto que vem sendo examinado com cuidado, com toda a prudência, porque nós não desejamos complicar o problema da inflação – disse o ministro – Nós estamos estudando o tema permanentemente e vamos ter uma conclusão em algum tempo – reforçou.

Nenhum comentário: