sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fernando Lugo é cassado e deixa Presidência do Paraguai


Acusado de 'mau desempenho de suas funções', ele deve sair imediatamente, dando lugar ao vice, Federico Franco, que deve ficar até as eleições, em 2013


Paraguai: Fernando Lugo ao lado do vice, Federico Franco (à esq.)
Paraguai: Fernando Lugo ao lado do vice, Federico Franco (à esq.)

O Senado do Paraguai aprovou nesta sexta-feira o impeachment do presidente Fernando Lugo, por 39 votos favoráveis, contra 4 (e duas abstenções). Considerado culpado por deputados e senadores, o então chefe de estado deve ser imediatamente afastado do cargo. Quem assume em seu lugar é o vice-presidente, o liberal Federico Franco, que deve permanecer no posto até a realização de eleições gerais previstas para abril de 2013.

Aprovado a toque de caixa, o processo de impeachment de Lugo durou pouco mais de 24 horas: da manhã de quinta-feira, quando a Câmara aprovou o pedido de julgamento político por 76 votos contra 1 (da deputada do partido de esquerda Frente Guazú), até o fim da tarde desta sexta, quando o Senado - a quem cabe a decisão final - decidiu cassar o chefe de estado. Lugo é acusado de "mau desempenho de suas funções" de presidente, após a morte de 17 pessoas, entre policiais e camponeses, em confronto armado durante uma reintegração de posses há uma semana.

O presidente Lugo se ausentou durante todo o processo e enviou seus representantes, que argumentaram que as acusações contra o presidente carecem de provas concretas e denunciaram a subjetividade dos congressistas. O argumento da acusação foi o de que Lugo, além de mau desempenho como presidente, tem vínculos com grupos guerrilheiros e está estimulando um conflito social no país. Os senadores deram menos de 24 horas para Lugo preparar sua defesa, e o presidente teve duas horas desta sexta para apresentar seus argumentos diante do plenário, marcadamente oposicionista.

Nenhum comentário: