domingo, 24 de junho de 2012

Guia básico de sobrevivência na selva eleitoral



Josias de Souza

São muitos os espantos dos últimos dias –as alianças estranhas, a meia-sola dada pelo petismo no Maluf, o Valdemar transformado pelo tucanato em herói da resistência… Embatucado, o eleitor se pergunta: onde termina o caos e começa o pântano? Numa tentativa de ajudar, o blog elaborou um guia básico de sobrevivência na selva de 2012. Vai abaixo:


- Candidato: um político cego que, cheio de pontos de vista, tenta convencer uma multidão de idiotas a delegar a resolução dos seus problemas a um único cretino. Fala todas as línguas. São poucos, porém, os que o entendem. É perigoso e anda armado. À menor desatenção, ele saca sua lábia 171. Quando ouvir um candidato falar em integridade ética e princípios morais, cuidado com a carteira.

- Coligação: quadrilha de partidos políticos. Junção de legendas que se acham admiráveis com agremiações que consideram abomináveis. União que faz a farsa. Quanto maior o bando, maior o arsenal eletrônico. Toma de assalto a tevê e rouba a cena na sala de sua casa. Com um mínimo de atenção você verá que o caminho do inferno já não está calçado de boas intenções. O diabo mandou refazer o calçamento com o apoio da lei eleitoral e o patrocínio da isenção tributária que torna o empreendimento gratuito.

- Programa de governo: documento que anota coisas definitivas sem definir as coisas. Trança projetos e cifras e tece com eles uma teia de indecifráveis silogismos. Lembre-se: em terra de cego quem tem um olho é menos imbecil. Tente identificar na peça a senha pra caverna de Ali-Babá. Ela está escondida atrás das previsões de despesas que vão sair pelo ladrão.

- Marketing político: a arte de construir a imagem de um candidato contando mentiras completas a partir de meias verdades. Alguns tornam-se tão inocentes e virtuosos que, quando você compara com os antagonistas pecaminosos, lembra das virgens de Sodoma e Gomorra.

- PT: o pudor que abandonou a história pra cair na vida. Agora, a legenda dá como todos as outras. Mas é a única que ainda fica vermelhinha.

- PSDB: Partido da Salvação de Depravadas Biografias. Em São Paulo, acaba de conceder ao mensaleiro Valdemar Costa Neto um prontuário novo.

- Lula: um líder que jamais nega a ninguém o direito de concordar inteiramente com ele. Luta por uma boa biografia ao mesmo tempo que cuida da unidade dos petistas, que querem o poder, não um bom nome. Eletrificador de postes, já não lhe dói a idéia de fazer o papel de Falstaff numa ópera em que o penúltimo ato é o Maluf.

- Paulo Maluf: neo-amigo do rei, descobriu-se na Pasárgada que sempre sonhou. Uma terra em que os ratos conseguem botar a culpa no queijo.

- Brasil: um belo ponto no mapa, ideal para erguer uma nação.

Nenhum comentário: