quarta-feira, 13 de julho de 2011

Giro Pelo Vale e Região


Caçapava autoriza instalação de processadora de chumbo


A Câmara de Caçapava mudou a lei de zoneamento da cidade e permitiu a instalação de fábricas que atuem no ramo de materiais não ferrosos, como o chumbo, no bairro da Germana, zona rural do município.

O chumbo é um material altamente tóxico, que pode contaminar o meio ambiente e causar diversos problemas de saúde.

O projeto aprovado em regime de urgência na Câmara, atendeu a um pedido dos donos da Italspeed, empresa automotiva instalada na cidade. A alteração na lei foi encaminhada para o prefeito Carlos Vilela (DEM), que sancionou o projeto. 

A justificativa do projeto é a ampliação da fábrica, no bairro da Germana, que deverá gerar 100 novos postos de trabalho. A Italspeed vai fazer o beneficiamento de metais não-ferrosos e fabricar ligas de chumbo e estanho. 

A empresa é do mesmo proprietário da Tonolli, fábrica de Jacareí que fabricava lingotes de chumbo e foi lacrada pelo Ministério Público em 2001, acusada de crimes ambientais.




PM estoura laboratório de Oxi em Taubaté


A Polícia Militar estourou na tarde desta terça-feira, em Taubaté, um laboratório de fabricação de Oxi; a nova droga que chegou à região e é mais destruidora que o crack. Cinco pessoas foram presas.

O laboratório funcionava em uma casa na rua Silvio Cembranelli, no Jardim América. Lá, a PM encontrou uma pedra grande da droga, que seria cortada e embalada para o tráfico. Também foram apreendidos pasta base de cocaína, vidros de éter, catalizador, solução de bateria, querosene e parafina. Todo o material seria utilizado na fabricação do oxi.



Cemitério de Taubaté não possui mais  vagas

Com 12 mil túmulos espalhados inclusive em áreas que deveriam servir apenas de passagem para os visitantes, o Cemitério Municipal de Taubaté, localizado no bairro do Belém, está superlotado e não tem mais nenhuma vaga de jazigo para oferecer a população.

A única opção a partir de agora na cidade para quem precisa sepultar alguém é o columbário, popularmente conhecido como gaveteiro, ou arcar com os custos dos cemitérios particulares.

O colapso no cemitério municipal já vinha sendo anunciado pela própria prefeitura desde o início do ano passado, quando a administração divulgou um projeto de construção de dois novos cemitérios. Mas, apesar de saber da situação do atual cemitério, nenhum projeto saiu do papel e ainda não há uma data prevista para que isto ocorra.

Nenhum comentário: