quarta-feira, 28 de junho de 2023

Benedito mostra a Bolsonaro a chave da cadeia


Benedito Gonçalves Imagem: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Pouca gente notou. Mas o ministro Benedito Gonçalves mostrou a chave da cadeia para Bolsonaro. Além de oferecer os fundamentos jurídicos que conduzirão à inelegibilidade do capitão por oito anos, o corregedor do TSE incluiu no voto que deve ser seguido pela maioria da Corte uma ordem de envio da provável sentença à Procuradoria-Geral da República para a análise das "providências na esfera penal".

Na PGR, um substituto do antiprocurador Augusto Aras, a ser indicado por Lula até setembro, deve apresentar a Bolsonaro a conta criminal do seu golpismo. A porca torceu o rabo para Bolsonaro noutro trecho do voto de Benedito. Além do banimento das urnas até 2030, já contratado, e do risco de cana, o relator encostou seu voto no bolso do investigado.

Benedito anotou que a sentença eleitoral será enviada também ao Tribunal de Contas da União, pois restou comprovado que Bolsonaro usou "bens e recursos" públicos para promover a reunião com embaixadores estrangeiros, no ano passado. Nesse encontro, disse o relator, o então presidente pronunciou "mentiras atrozes", para "desacreditar" o sistema eleitoral e fabricar uma "paranoia coletiva" de viés "golpista". Precisa ser condenado a ressarcir a verba pública que desperdiçou.

Antevendo o que está por vir, a defesa de Bolsonaro informou, antes mesmo da conclusão do julgamento, que recorrerá contra a sentença do TSE. O recurso irá ao Supremo Tribunal Federal. Ali, num dos plenários mais destruídos no 8 de janeiro, é mais fácil Moraes obter nova condenação contra Bolsonaro num dos processos criminais sob sua relatoria do que o capitão arrancar a anulação de sua inelegibilidade.

Nenhum comentário: