quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Trabalhadores da Embraer iniciam paralisação em São José dos Campos


G1

Paralisação Embraer São José dos Campos 31/10/13 (Foto: Shirley Rodrigues/Sindicato dos Metalúrgicos)

Trabalhadores da Embraer, com sede em São José dos Campos, estão paralisados na manhã desta quinta-feira (31). Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, cerca de sete mil funcionários da fabricante de aviões aderiram o ato. Durante a manhã, os funcionários da empresa devem decidir em assembleia se aderem à greve pela campanha salarial.

Os trabalhadores do setor de produção e administração paralisaram as atividades por volta das 5h30 e, segundo o sindicato, nenhum funcionário está trabalhando. Ao todo, os três turnos da unidade têm cerca de 12 mil trabalhadores.

O sindicato informou que a paralisação foi iniciada devido a recusa da empresa em negociar o reajuste salarial. De acordo com a categoria, os trabalhadores não aceitam a proposta de 6,7%, que representa a reposição da inflação. Os trabalhadores pedem 10% de aumento real sobre os salários.

Essa não é a primeira vez que trabalhadores da empresa iniciam uma paralisação. No dia 8 de outubro, um ato paralisou a produção da Embraer por 4h. “Até agora não teve negociação. A Embraer é a maior empresa de São Paulo e todas as empresas já fecharam a campanha. Até o primeiro momento a Embraer é a única a oferecer apenas a inflação.”, afirmou o presidente do sindicato Antônio Ferreira de Barros ‘Macapá’.

Segundo 'Macapá', será discutido em assembleia nesta manhã se os trabalhadores devem aderir a greve por tempo indeterminado. No momento, o movimento de funcionários e veículos no local é intenso e afeta o trânsito na Avenida Faria Lima, na zona leste da cidade.

A Embraer foi procurada no início desta manhã, mas até a publicação desta reportagem não havia se posicionado sobre o assunto.

Nenhum comentário: