terça-feira, 2 de agosto de 2016

TSE mantém cassação do prefeito de Taubaté, Ortiz Jr., e do vice


Ortiz Junior no comício da vitória em outubro. Ao fundo, sua esposa Mariá Perrota (Foto: Divulgação/Assessoria do Ortiz Junior)
Retomada do julgamento do recurso foi na noite desta segunda-feira (1°).
Foram 4 votos a favor e 3 contra; votação durou cerca de uma hora.

Por quatro votos a três, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação do mandato do prefeito de Taubaté (SP), Ortiz Júnior (PSDB), e do vice, Edson Oliveira (PSD). O julgamento foi na noite desta segunda-feira (1°). Cabe recurso.

A decisão deve retirar ambos dos cargos e impedir a candidatura à reeleição anunciada pelo PSDB no último fim de semana.

Após serem notificados, o município deve ficar interinamente sob o comando do presidente da Câmara, Paulo Miranda (PP).

Votaram a favor da cassação o relator do processo Herman Benjamin e os ministros Maria Thereza de Assis, Luciana Lóssio e Rosa Weber. “Após análise da prova documental e depoimento houve coluio para o pregão visando fraude com objetivo de arrecadar verba para a a campanha eleitoral [de Oriz Jr.]”, disse a ministra Luciana Lóssio, antes do voto.

Votaram contra a cassação o presidente Gilmar Mendes e os ministros Luiz Fux e Henrique Neves da Silva. "O acórdão regional apenas se baseia em uma prova oral que não configurou a figura do abuso do poder político e do poder econômico", afirmou o ministro Luiz Fux.

A votação, em sessão extraordinária - a primeira após o recesso -, começou por volta das 20h e teve cerca de uma hora de duração. A votação se estende deste o ano passado sendo adiada por três pedidos de vista e pela licença do relator Herman Benjamin neste ano.

A defesa do prefeito Ortiz Jr. foi procurada para comentar a decisão mas não atendeu as ligações até a publicação desta reportagem. A assessoria de imprensa da prefeitura também não foi localizada às 21h desta segunda.

O vereador Paulo Miranda comentou a decisão do TSE ao ser informado pelo G1. " Vai ser um transtorno muito grande. Vamos ver o que vai acontecer agora", avaliou o presidente da Câmara, que cumpre o primeiro mandato como parlamentar em Taubaté.

TRE

A decisão do TSE nesta segunda-feira (1º) reitera o veredito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) em 2014. Ortiz Jr. e Edson Aparecido foram condenados por abuso de poder político e econômico, mas continuaram no cargo por meio de uma ação cautelar.

Ortiz Júnior é acusado pelo Ministério Público de atividade ilegal para financiar sua campanha. Segundo a acusação, Junior teria influenciado o pai, Bernardo Ortiz, na época presidente da Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE) a fraudar licitações para compra de mochilas para o orgão, ligado ao governo do Estado. As empresas beneficiadas pela fraude teriam oferecido 'comissão' em troca do benefício.

De acordo com a promotoria, teriam sido arrecadados de forma ilícita cerca de R$ 8 milhões para a campanha eleitoral de Junior, eleito em segundo turno com 62% dos votos válidos.

Um comentário:

Andre Silvestre disse...

Cada dia que passa sou menos PSDB. Que Decepção. Antes a minha maior decepção foi pelo fato de Emanuel Fernandes, que foi um dos melhores prefeitos que São José dos Campos já teve, apoiar candidatados que nem conhecia através de cartas de apresentação, pelo simples fato de ser do seu partido. Uma coisa podem ter certeza, Aécio Neves, Emanuel e Hélio Nishimoto nunca mais. Vocês ajudaram nossa cidade andar pra trás durante quatro anos. Bye.