sábado, 20 de agosto de 2016

Quem não te conhece, que te compre


Prefeito de Caçapava Henrique Rinco (foto Cãmara de Caraguá) 

Esse negócio chamado política é de fato espantoso. E quando chega as eleições então, aí o bicho pega, a coisa suscita riso. Vejam isso: um vereador de Caraguatatuba resolveu fazer um grande bem a sua cidade. Homenageou o prefeito de Caçapava, Henrique Rinco, com o título de cidadão caraguatatubense, “pelos relevantes serviços prestados ao município de Caraguá”. Quais foram estes serviços relevantes? O vereador não diz, e o site da Câmara de Caraguá, também não!

A descrição que o site da Câmara de Caraguá faz de Rinco está mais para propaganda política, e pior, não diz o que o “magnifico” prefeito de Caçapava fez por Caraguá, que justifique a tal homenagem.

Vejam o que diz o site: “A homenagem se deu por meio do Decreto Legislativo nº 314, de 29 de junho de 2016, de autoria do Vereador Wenceslau de Souza Neto (Lelau). Henrique Rinco, como é conhecido, nasceu em Rio Novo, Minas Gerais. É casado com Horacélia de Fátima Trindade Oliveira, com quem teve três filhos: Cristiane, Viviane e Lucas. 

Por mais de 24 anos, Rinco trabalhou na Eletropaulo (atual EDP Bandeirante), além de ser comerciante. Sua primeira experiência político-partidária foi em 2004, quando se candidatou pela primeira vez a vereador de Caçapava. Obteve 837 votos (quarto colocado na votação geral), mas o partido não conseguiu o quociente eleitoral e, Rinco não foi eleito. Em 2008, no entanto, com 1.167 votos, foi eleito em primeiro lugar em sua coligação e o terceiro na votação geral.

Exerceu com desenvoltura e independência as funções de vereador (legislar e fiscalizar os atos da administração e da própria Câmara). É autor de várias leis, entre elas: a da ficha limpa municipal; a que determina tempo máximo de cinco minutos de passagem de trem na região central da cidade; as de proteção ambiental (arborização em condomínio fechado e em loteamentos e a criação do calendário anual para plantio de árvores na cidade). 

Foi eleito prefeito em 2012, com 20.156 votos (42,22%). Já no primeiro dia de seu governo, Rinco deixou claro que a ética, a transparência, a gerência dos gastos públicos com responsabilidade e a modernização da gestão seriam as principais marcas do seu governo. Em 2014 foi agraciado com o Selo “Prefeito Empreendedor”. No mesmo ano conquistou a mais alta condecoração do Exercito Brasileiro, a “Medalha da Ordem do Mérito Militar no Grau Oficial” e a “Medalha Marechal Nesol Melo” do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve).

Suas ações foram reconhecidas, e Caçapava foi apontada pela FIRJAN (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) em primeiro lugar no Vale do Paraíba, com alto grau de desenvolvimento em 2013, logo em seu primeiro ano de governo.”


Esta homenagem, como todos estão vendo, parece mais uma ação entre amigos. É mais uma tentativa malfeita do prefeito para tentar aparecer. Não tendo o que mostrar nestes 4 anos de uma administração duvidosa, arranjou essa esquisitice. Espero que não tenha custado nada aos contribuintes caçapavenses.

Termino convidando o vereador Lelau de Caraguá, a visitar Caçapava. Ele parece não conhecer a cidade e não saber nada dos 4 anos da administração Rinco.


Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade ele não vai aparecer mais depois de 01/01/2017.