sábado, 13 de agosto de 2016

Crônica da morte anunciada: as irresponsabilidades do governo do Rio acobertadas pela imprensa carioca


– Episódio dos tiros contra agentes da Força Nacional que erraram caminho no Complexo da Maré foi a crônica da morte anunciada… pela VEJA.

brasil-olimpiadas-policia-guarda-nacional-atingida-20160810-083

– 6 de dezembro de 2014: Site de VEJA destacou frase de traficante da Maré: “Se quiser, mato um soldado por dia”; 14 de junho de 2016: Site de VEJA mostrou traficantes brincando de mirar fuzis para veículos na Linha Vermelha (foto); 10 de agosto de 2016: Atiraram na Força Nacional.

fuzil mira

– Irresponsabilidades: 1) Prometer pacificação da Maré; 2) Não cumprir; 3) Maquiar risco à Rio-2016;4) Colocar PM de Roraima dirigindo por lá, onde qualquer erro pode ser fatal.

– 5 de julho: O Globo insistiu em blindar o secretário de Segurança José Mariano Beltrame destacando não as críticas do prefeito Eduardo Paes ao governo do estado, mas a promessa de segurança à Rio-2016, como critiquei aqui; 11 de agosto: Ataque à Força Nacional aparece na capa do Globo, embora mais discreto do que na Folha, como de costume.

Antes:

capas folha globo beltrame

Depois:

Folha FN

Globo FN

– Fica a pergunta: quem protege as próprias tropas federais contra irresponsabilidades do governo do estado do Rio acobertadas pela imprensa carioca (como este blog denuncia há anos)?

– Morreu na noite de quinta-feira (11) o soldado Hélio Vieira Andrade, cedido pela PM de Roraima para Rio-2016 e baleado na cabeça por traficantes no Complexo da Maré, a bomba-relógio que ninguém desativou.

– VEJA: “Desativar essa bomba relógio foi uma das principais promessas políticas do secretário de segurança, José Mariano Beltrame, e de seus chefes, os governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.” Só funcionou eleitoralmente, como de costume.

– O anúncio da morte do soldado Vieira foi feito pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em sua página pessoal do Facebook. E Beltrame? Não vai culpar a falta de aula de balé na comunidade?

soldado morto

– Morte do soldado Vieira rendeu notinha ainda menor na capa do Globo desta sexta (12). Tão pequena que, dessa vez, não deu nem para o jornal destacar que Beltrame promete pegar o assassino.

notinha globo mare

– Michel Temer declarou luto oficial pela morte do soldado Vieira. Poderia declarar também o luto pela gestão de Beltrame e pelo jornalismo policial do Globo.

– A propósito: não é por haver criminalidade em todo o país que o combate àquela onipresente em um estado não tem peculiaridades que ensejam críticas específicas. Bocós não entendem e, repetindo o chavão do “problema nacional”, eximem secretário e governo do Rio de suas responsabilidades, mesmo após bilhões de reais gastos em projetos de suposta segurança pública.

– Em abril, editei e publiquei um vídeo tragicômico sobre a diferença entre as promessas políticas de Lula, Dilma, Cabral, Pezão e Eduardo Paes no Complexo do Alemão e a realidade local. Curiosamente, esta sexta é o quarto dia consecutivo de tiroteio no Alemão, onde um policial foi ferido por estilhaços e o teleférico – foco do vídeo – teve de ser fechado durante a manhã. Vale a pena ver de novo “O bonde da farsa” para entender também, por tabela, a realidade da Maré.


Um comentário:

Miriaklos disse...

Herói? Nossos valores são muito frágeis!