terça-feira, 16 de agosto de 2016

Caçapava - A farsa do "menos um"



Com a aproximação das eleições, mídias e redes sociais fervilham. Alguns candidatos não aprendem nunca. Acham que a baixaria é o melhor caminho. Visam principalmente àqueles que têm a preferência do eleitorado. A ordem é destruir reputação!

Um bom exemplo dessa baixaria apareceu semana passada. A Tevê Band Vale noticiou - em matéria curta, rápida e sem ouvir a outra parte, como manda o bom jornalismo - que o ex-prefeito Carlos Vilela está fora da disputa pela Prefeitura Municipal de Caçapava. Disse a Band que uma liminar solicitada por Vilela foi rejeitada pelo Tribunal de Justiça do Estado. A liminar pedia a suspensão dos efeitos da sessão da Câmara do dia 13 de maio de 2014 que rejeitou as contas da Prefeitura de Caçapava do exercício 2011. A Band errou ou foi mal informada por quem encomendou a matéria, ao mencionar o TJE. A liminar foi impetrada em primeira instância e a Band não sabia. A Band deixou a impressão que a notícia foi plantada e teve como único objetivo “queimar” o candidato junto ao eleitorado. A caterva excitada reproduziu a mentira!

Recorrer é um direito. Vejam por que: As contas das Prefeituras são aprovadas ou rejeitadas pelas Câmaras de vereadores, independentemente do parecer do Tribunal de Contas do Estado, o que torna o prefeito refém político dos vereadores, e até mesmo, dependendo da qualidade moral dos vereadores, vítima de extorsão. A mídia tem mostrado exemplos disso em todo país. Então, quando as contas de uma prefeitura são rejeitadas pela Câmara, mesmo tendo parecer pela aprovação do TCE, o que fazer? O Óbvio! Recorrer ao juízo competente e isento da justiça.

O fato em Caçapava: Dias antes da sessão que apreciaria as contas do exercício de 2011 pela Câmara, os vereadores de Caçapava foram ameaçados pelo radialista e proprietário da rádio local, Cesar Nascimento, candidato fraco a prefeito de Caçapava. Ele prometeu “arregaçar” – (o vocábulo é dele) – os vereadores em seu programa diário na rádio, caso eles aprovassem as contas. Ficou clara a intenção de Cesar Nascimento. Usar os vereadores para tirar Vilela, candidato forte, da disputa eleitoral. Influenciados ou não, a maioria dos vereadores votou pela reprovação das contas, contrariando parecer técnico do TCE que recomendou a aprovação. O ex-prefeito de Caçapava Carlos Vilela fez o certo. Recorreu à justiça pela suspensão dos efeitos da dita sessão. A decisão ainda não saiu!
Assistam ao vídeo da sessão da Câmara de 13 de maio de 2011: 


Notem, após a leitura do relatório o presidente da Câmara (adiantem o vídeo para 1:12:46) diz que o TCE recomendou a aprovação das contas.

Um comentário:

Ricardo P. Silva disse...

Acaba de sair na Band uma retratação da noticia mentirosa, plantada pelo "Grupo do MAL", comprovando a credibilidade do seu Blog.
Parabéns!