De cada 10 estudantes que chegam ao final do Ensino Fundamental nas cidades da região, em escolas públicas, em média oito não sabem adequadamente o português e sete têm dificuldades básicas de matemática.
Ou seja, eles saem do ciclo básico com deficiências em leitura, compreensão de textos e resolução de problemas matemáticos.
É o que constata levantamento feito por O VALE com dados da Prova Brasil 2013, divulgados no ano passado --os dados da prova Brasil 2015 ainda são preliminares e só foram liberados às escolas participantes do teste.
De 26.727 alunos no 9º ano do Fundamental, só 8.168 (31%) aprenderam adequadamente o conteúdo de português e 4.782 (18%) de matemática. É muito pouco para uma das regiões mais ricas do Estado.
Disponíveis no site qedu.org.br, criado pela Fundação Lemann em 2012, os dados mostram o desafio que os próximos prefeitos terão numa das áreas vitais para o futuro do país, a educação.
"Os alunos estão indo para o Ensino Médio despreparados, o que prejudica o desempenho e aumenta a evasão", avaliou Vitor Loureiro, coordenador pedagógico do 9° ano e do Ensino Médio do Colégio Univap (Universidade do Vale do Paraíba), unidade do Aquarius, na zona oeste de São José.
Entre as maiores cidades da região, São José é a que teve os melhores resultados na Prova Brasil 2013:38% em português e 25% em matemática, no 9° ano. Taubaté vem em seguida, com 32% e 18% e Jacareí em terceiro, com 30% e 15%.
Para Edna Chamon, secretária de Educação de Taubaté, trata-se de questão nacional a ser enfrentada desde os anos iniciais. "O município vem se esforçando para melhorar os resultados por meio de Plano de Estudo, Núcleo de Estudo Pedagógico e com a inserção do Professor Coordenador para acompanhar os docentes de matemática e português".
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