segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Vale e Região - No Ensino Fundamental, 7 em cada 10 alunos não sabem ler e contar direito


Aluna usa lousa da Escola Interativa, em sala de escola municipal de São José (PMMSJC)


De cada 10 estudantes que chegam ao final do Ensino Fundamental nas cidades da região, em escolas públicas, em média oito não sabem adequadamente o português e sete têm dificuldades básicas de matemática.

Ou seja, eles saem do ciclo básico com deficiências em leitura, compreensão de textos e resolução de problemas matemáticos.

É o que constata levantamento feito por O VALE com dados da Prova Brasil 2013, divulgados no ano passado --os dados da prova Brasil 2015 ainda são preliminares e só foram liberados às escolas participantes do teste.

De 26.727 alunos no 9º ano do Fundamental, só 8.168 (31%) aprenderam adequadamente o conteúdo de português e 4.782 (18%) de matemática. É muito pouco para uma das regiões mais ricas do Estado.

Disponíveis no site qedu.org.br, criado pela Fundação Lemann em 2012, os dados mostram o desafio que os próximos prefeitos terão numa das áreas vitais para o futuro do país, a educação.

"Os alunos estão indo para o Ensino Médio despreparados, o que prejudica o desempenho e aumenta a evasão", avaliou Vitor Loureiro, coordenador pedagógico do 9° ano e do Ensino Médio do Colégio Univap (Universidade do Vale do Paraíba), unidade do Aquarius, na zona oeste de São José.

Entre as maiores cidades da região, São José é a que teve os melhores resultados na Prova Brasil 2013:38% em português e 25% em matemática, no 9° ano. Taubaté vem em seguida, com 32% e 18% e Jacareí em terceiro, com 30% e 15%.

Para Edna Chamon, secretária de Educação de Taubaté, trata-se de questão nacional a ser enfrentada desde os anos iniciais. "O município vem se esforçando para melhorar os resultados por meio de Plano de Estudo, Núcleo de Estudo Pedagógico e com a inserção do Professor Coordenador para acompanhar os docentes de matemática e português".

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