sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Defesa de Temer trata o TSE como lavanderia



No escândalo do petrolão, indicam as delações da Operação Lava Jato, o PT descobriu uma forma legal de ser desonesto. Transformou a Justiça Eleitoral em lavanderia das verbas sujas que migraram dos cofres da Petrobras para a caixa registradora da legenda. Ao defender-se no processo que pode levar à cassação da chapa encabeçada por Dilma Rousseff na eleição passada, o vice-presidente Michel Temer como que avalizou a conversão de pixulecos em doações eleitorais.

“Doação recebida e declarada de pessoa jurídica com capacidade contributiva, independentemente do que diga um delator, não é caixa dois. Até porque, como visto, o partido-autor [PSDB] foi agraciado com vultosas quantias das mesmas empresas, logo, não há mau uso da autoridade governamental pelos representados [Dilma e Temer].''

O que os advogados de Temer disseram, com outras palavras, foi mais ou menos o seguinte: 1) se a doação financeira foi registrada na Justiça Eleitoral, não importa que o dinheiro tenha sido roubado dos cofres da Petrobras. 2) ao sorver verbas das mesmas fontes que irrigaram a caixa do comitê de Dilma, o PSDB de Aécio enlameou-se. Logo, estão todos na mesma poça.

Pelo menos três delatores do petrolão —o doleiro Alberto Youssef; o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa; e o executivo da empresa Toyo Setal, Augusto Ribeiro de Mendonça Neto— contaram à força-tarefa da Lava Jato que parte da verba pilhada da Petrobras foi repassada ao PT disfarçada de doação oficial.

Outro delator, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, estimou em até US$ 200 milhões o montante de propinas destinadas ao PT apenas na diretoria que era comandata por Renato Duque, preposto de José Dirceu.

Coordenador do cartel que assaltou a estatal, o empreiteiro-companheiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, contou à Procuradoria que um pedaço do butim foi convertido num superpixuleco de R$ 7,5 milhões para a campanha de Dilma. “Não respeito delator”, reage a presidente. “Foi tudo declarado à Jutiça Eleitoral”, repete o PT, como um disco arranhado. “Independentemente do que diga um delator, não é caixa dois”, ecoa agora a defesa de Temer.

Prevalecendo essa linha de argumentação, o TSE teria de fazer hoje o que sempre fez no passado em relação às prestações de contas de campanhas presidenciais: assumir o papel de bobo. A defesa de Temer alega que as contas da campanha já foram aprovadas. Verdade. Mas ainda não estava claro que o PT despejara nos escaninhos do tribunal propinas disfarçadas de doações. Se forem aceitas, ficará entendido que o TSE lava mais branco.

Um comentário:

Anibal Tosetto (AHT) disse...

A Operação Lavajato e o Ideário da Grande Maioria do Povo Brasileiro

Não acredito que os meus problemas, indignação e dificuldades causadas por essa Crise, sejam tão diferentes da grande maioria de cidadãos brasileiros. Crise essa, como nunca antes acontecera neste país, abalando milhões de famílias: desemprego, precariedade em Saúde Pública, Educação e Segurança; inflação saindo de controle, juros na casa do chapéu. Grande maioria do povo sob estressante estado de preocupação, não apenas com o Presente, também com o Futuro das próximas gerações. E tudo a ver com o desgoverno PT, perdido que está com o Lula ainda pensando ser o atual presidente da República, além de dono do partido? Infelizmente, haveria “fortes e nítidos indícios” que Dilma seria apenas uma subordinada do Lula e alguns poucos influentes do Partido? Seria ela, também uma subordinada chegada à atitudes destrambelhadas e danosas nas decisões tomadas por ela e seu ministério?

Não se trata de "torcida ideológica" contra o PT e partidos de esquerda, nem contra a “Causa Socialista”.

Se trata da realidade caótica do Brasil, do povo já desempregado, daqueles que estão em vias de serem demitidos, e a população que chegou à fase adulta e nunca conseguiu um emprego, mas que por "questões técnicas" não entra no cálculo do índice de desemprego.

Se trata da realidade caótica do Brasil, do povo doente e sendo tratado como estorvo nos hospitais e “postos de saúde”, ou vítimas da violência que "descobrem" que os criminosos continuam impunes e, não satisfeitos, fazendo ameaças.

Cidadãos "comuns" e suas agruras mil, por aí vai o nosso Brasil. E pior, não se vislumbra líderes capazes para promover mudanças que viabilizem, de vez, a "Ordem e Progresso". Décadas de democracia faz-de-conta nos levaram à essa Nacional e Popular Sinuca de Bico?

Por tudo que ouço de familiares, parentes, amigos, vizinhos, e assisto concordando ou discordando da mídia, eu resumi um “ideário” em uma “planilha”. Essa mensagem está em um arquivo de imagem, extensão “.jpg”, no Google Drive:

https://drive.google.com/file/d/0B_mT44nAu3eUZUJjelYzOXJoNDA/view?usp=sharing

E, o "temos dito!" não se aplica aqui, para finalizar o "discurso". Por uma simples razão, os governantes e seus políticos e agentes públicos dominam a arte da surdez seletiva!

Grato.

AHT