quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Lula cogita recorrer à Justiça no caso do tríplex



Lula discute com seus advogados a hipótese de recorrer à Justiça para tentar afastar o promotor Cássio Conserino da investigação sobre a propriedade do tríplex no Guarujá. Nesta terça-feira, o Conselho Nacional do Ministério Público avalizou a atuação de Conserino, mantendo-o à frente do caso. A decisão foi unâmime —14 votos a zero.

Revogou-se, assim, a decisão que suspendera os depoimentos de Lula e sua mulher, marcados para o último dia 17. Conserino está livre para agendar nova data para inquirir a dupla. O promotor já disse ter reunido elementos para denunciar Lula por ocultação de patrimônio. A defesa sustenta que lhe falta isenção.

Falta algo também a Lula: um lote de boas explicações. Avolumam-se as evidências de que a construtora OAS reformou o tríplex para o ex-presidente e sua mulher. Participou também das reformas de um sítio em Atibaia, que Lula usa como se fosse seu. Ou Lula se explica ou continuará pendurado nas manchetes de ponta-cabeça.

Ainda que consiga protelar a investigação da Promotoria paulista, Lula terá de prestar contas em inquéritos abertos em Curitiba, no âmbito da Lava Jato —um sobre o tríplex, outro sobre o sítio. Ali, quem regula o andamento dos procedimentos é o doutor Sérgio Moro.

Nenhum comentário: