sábado, 27 de fevereiro de 2016

Imoralidade política



Um cidadão postou esta foto no Facebook para mostrar o estado precário de um PSF em Caçapava. A reação do prefeito, na rádio, foi tipica de político matreiro. Para justificar o seu desleixo, além de atacar o cidadão, disse que a causa foi só uns dias de goteira. Olhem para o teto e a parede mostrada na foto. Parece ter sido causado só por alguns dias de goteira? Não! O problema mostrado foi causado por muito tempo de desleixo.

*

É extremamente raro ver um político, no poder, reconhecer que errou. É impossível, não vai acontecer nunca, este mesmo político admitir incompetência ou despreparo para o cargo que ocupa. Normalmente, essas acusações são feitas, pela oposição.

Quando um indivíduo qualquer se equivoca, os custos e os prejuízos dos seus erros são arcados por ele próprio. A responsabilidade e a honra consistem em aceitar as consequências das suas ações, e não culpar os outros por suas falhas.

Os políticos, por sua vez, são incapazes de admitir os próprios erros, avessos aos padrões morais e éticos da sociedade a que pertencem, são capazes de transferir o custo de seus erros, e os frutos de sua incompetência, para o povo que governam. 

O Brasil passa hoje pela pior crise moral, política e econômica da sua história, graças aos políticos que produz. Vejam por exemplo o ex-presidente Lula: Ignorante, sem estudos e desprovido de experiência administrativa, incapaz de produzir riqueza e obter sucesso na vida pessoal, optou pela política, onde a mentira, desvios e conchavos, são ferramentas úteis para o sucesso. Hoje, além dele a política enriqueceu também seus filhos. Com um pé na cadeia, Lula culpa tudo e todos pelas suas imoralidades, faz cara de vítima, e espera que a politicalha livre sua cara. 

O pior disso tudo é que esta política nacional matreira vem fazendo escola. Nas cidades já é comum ver políticos medíocres travestidos de gênios. Como na política nacional, a local também usa dinheiro público para cooptar jornais e rádios na tentativa de maquiar suas deficiências.

Em Caçapava o prefeito, que como o Lula, não investiu na educação escolar, aprendeu a bazofiar. Estando já no seu último ano de mandato e com pouca obra conhecida para “chamar de seu” - Calçadão da Cap. João Ramos, prometida para antes do Natal e ainda não terminada, e a reforma de seu gabinete, essa sim foi rapidinho –, usa a rádio para culpar vereadores, ex-prefeito, secretários, empresas terceirizadas e cidadãos pelas mazelas que o povo caçapavense herdará de sua gestão. Não tenho nada com isso, afirma ele. Esperar o que? Afinal ele é político!

Ah! As obras do Governo do Estado nas estradas que passam por Caçapava, só estão sendo feitas por influência do prefeito junto ao governador, propagandeia a rádio.

O eleitor cansou de papo furado. E acho que o prefeito percebeu isso. Corre por aí que o prefeito pode não concorrer nas próximas eleições. Com medo de uma derrota humilhante, ele vai aguardar o resultado de uma pesquisa que deverá ser feita próxima às eleições. Verdade? Com a palavra o prefeito...

2 comentários:

AHT disse...

Se, no Municípios os eleitores elegem o candidato sem as devidas qualificações e verdadeiras boas intenções para assumir o governo municipal, dá para entender porque Dilma chegou à presidência da república, Renan é o chefão do Senado e Eduardo Cunha é o chefão da Câmara Federal.

Anônimo disse...

Porém o tal cidadão é funcionário da tal em empresa que administra este local, não é muito interessante, a empresa que ele trabalha é responsável pelo local, ele convive com isso por muito tempo e agora querer cobrar do prefeito? Esperou chegar nesse ponto pra dar ibope na internet é claro!