sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Acróstico - "A SOCIEDADE"


Anibal Tosetto
Assisti o vídeo "As operações que ocorrem pelo Brasil são autorizadas pela Justiça Federal", publicado no YouTube pela Associação dos Juízes Federais do Brasil, nesse link: https://youtu.be/edtqY5LkvkE

De fato, Queira Deus que a Justiça no Brasil seja cada vez mais protagonista, responsável por carregar diligentemente a nossa Tocha da Esperança, não deixando que se apague de vez.

Nós somos “a sociedade brasileira” e suas esperanças e desesperanças, crenças, fé e incredulidades, sonhos, valores morais e éticos. Somos a Sociedade, mas porque não lutamos pra valer por sua integridade e saúde? Medo explica? Ou, a fragilidade extremada após anos de convivência entremeada entre indignação, revolta, descrédito alimentado pelo sentimento de impunidade e resultando em, “é melhor deixar pra lá e seguir em frente” e, pior ainda, por “convenientes esquecimentos”?

Desde os primórdios da Humanidade, o Homem inventou oferecer animais e seres humanos aos deuses, em troca de chuva, alimentos e, mais ousado ainda, tudo pelo Poder. Século XXI da Era Cristã, a crença e oferendas aos deuses ainda continua.

No Brasil do Mensalão, o PT apontou o Silvinho Land Rover como responsável pelo Mensalão e livraram o PT e o Lula de punições, contribuindo para reforçar um vergonhoso traço do caráter da Nação: Impunidade. Teimosos, desesperadamente estão à procura de algum outro que se ofereça em oferenda aos deuses para a salvação do PT e Lula das gatunagens na Petrobrás, caso o Silvinho Land Rover não tope a parada e, dessa vez, com a disposição de encarar anos no xilindró.

Em novembro de 2014, após assistir nos noticiários nacionais sobre mais uma chacina e, dessa vez, em Belém (PA), eu li e postei o meu sentimento de indignação e agonia, nesse post: Leia aqui

Estamos em fevereiro de 2016, reli o post e os meus dois comentários feitos na época. Dessa vez, a terceira, após ciente da História do Brasil entre novembro de 2014 e fevereiro de 2016, com essa crise econômica, política e social e nunca antes ocorridas com tal intensidade, mais as tragédias urbanas e escândalos abalando os alicerces da Nação, a minha visão de cidadão clareou mais um pouquinho, e atualizei o meu comentário-acróstico “A SOCIEDADE”.



A SOCIEDADE

(ou, "O dia que o Brasil acertar o passo!...")

A  Promiscuidade entre Políticos e o Público & Privado,

Sarcasmos, ironias, desrespeitos e preconceitos mil,

Ofensas e vilanias: às vítimas, exigem amor servil.

Capitais, cidades e vilarejos à mercê do crime,

Infelizes famílias choram doentes e mortos: deprime.

Eleições, currais, fraudes: Três Poderes & Ignomínia,

Dos crimes por um real aos bilhões: às vítimas, agonia.

A marcha do passo errado, um dois, feijão com arroz,

Direita ou esquerda? Às vítimas: o Leão arrecadador é feroz!

Esperança tola essa: “O dia que o Brasil acertar o passo...”

Nenhum comentário: