sábado, 29 de agosto de 2015

O ATO E O FATO


Brasilino Neto
Incompreensível

Há alguns dias escrevi a coluna e adotei como título a palavra “inacreditável ou indecente”, quando fiz referencia à discrepância de preços cobrados em remédios, especialmente quando temos em nossa cidade drogarias grudadas uma às outras, porém, com diferenças de preços com mais de 30%.

Nesta semana repito a coluna também com uma palavra que me deixa incrédulo e incomodado, com referência também às drogarias, precipuamente.

Todos os estabelecimentos deste ramo, invariavelmente quando vamos adquirir seus produtos vem com uma insossa perguntinha: “Você tem cartão desta empresa, quer obter um a custo zero, e com ele você tem descontos de até 15% na aquisição de nossos produtos”.

Esta situação se não for incompreensível é no mínimo estranha, pois não é possível se conceber que com a simples aquisição do cartão se possa ter desconto tão significativo, enquanto que outra pessoa que não o possua não obtém.

Pode se argumentar que esta concessão combinada de cartão e desconto a quem tenha o faz com que o cliente se torne cliente fiel e todas as vezes que necessitar de medicamentos volte ao estabelecimento.

Porém, este raciocínio não é correto e nem mesmo pode prevalecer sobre a seriedade e lógica de mercado, pois se a maioria destes estabelecimentos faz esta oferta o cliente obtém cartão de todas e vai comprar na que melhor lhe atender e menor preço ofertar.

Fica aqui então uma afirmação e uma pergunta: Os medicamentos no Brasil têm preços agressivos, de forma pesar no orçamento familiar. Então, se o estabelecimento pode dar descontos significativos a quem tem cartão, por que não dá estes mesmos descontos a quem não o possua de forma, ai sim, a lhe obter a fidelidade?

Algumas empresas do ramo de alimentos também agem assim, e até mesmo mais explicitamente, pois colocam nos preços da prateleira a situação de que, cliente sem cartão o custo do produto é R$ 10,00, e ao cliente que tem seu cartão R$ 8,00. Incompreensível.

Considero esta situação comercial no mínimo desrespeitosa para com sua clientela, posto que se se pode conceder desconto a quem tem cartão, por certo pode (e deve) conceder a todos, pois se assim não for estará sobretaxando o “sem cartão” com vultoso percentual.

Aqui fica mais uma vez a sugestão: O que nós clientes devemos fazer é pesquisar nos comércios similares, até mesmo porque o de Caçapava são bastante concentrados e adquirir naquele que lhe for vantajoso, pois assim o comerciante terá mais cuidado em imprimir menores percentuais nos produtos que revende, ou se sujeitará a ver seu comércio minguar em número de clientes e afinal, quem ganha é o freguês.

Faça isto. Comece hoje.

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