domingo, 2 de agosto de 2015

O ATO E O FATO


Brasilino Neto
Surreal ou indecente?

Indecência é uma palavra corriqueira e que independe de melhor explicação.

Porém, sem desrespeito algum aos leitores, permito-me a inserir aqui, por ser uma palavra inusual, a definição de “surreal”: “O que denota estranheza, transgressão da verdade sensível, da razão, ou que pertence ao domínio do sonho, da imaginação, do absurdo”, que é justamente o sinto ocorrer com a informação de que o psdb (com minúsculo mesmo) “usará inserções na TV em apoio aos protesto contra Dilma”, de quem asseguro não ser partidário e nem ter procuração para defendê-la, mas não posso concordar com tamanha excrescência deste chamamento institucional-partidário.

Faço esta afirmação por entender ser isto um absurdo, uma decisão de quinta categoria, pois além de não ser ético é indecente, especialmente quando sabemos e vemos no dia a dia se tratar de um partido estruturado nacionalmente, com quadro de políticos experientes, dentre eles ex-presidente e outros que concorreram à presidência com número expressivo de votos e que, no entanto, no Congresso Nacional faz uma oposição sôfrega e mal dirigida, e com uma demanda intestina ferrenha, que o torna desordenado.

Reforço esta tese, pois próceres do partido tais como Fernando Henrique, Aloisio Nunes e José Serra, dentre outros já se manifestaram reiteradas vezes que há de se ter cautela na condução do pedido procedimento de impeachment da presidente, e que segundo se sabe está entre as principais proposta do movimento marcado para 16 de agosto, a que a nota do partido faz alusão.

Ainda mais me convenço destas afirmações quando vejo o que disse o senador Aécio Neves: "Se nós simplesmente desconsiderarmos que elas (as manifestações) existem, estaremos fugindo da realidade. Nós vamos estar com inserções a dez dias de uma movimentação que mobiliza a sociedade. A cobrança dos nossos eleitores é enorme pela vinculação cada vez maior do partido".

Vejam bem o que disse Aécio: “A cobrança dos nossos eleitores é enorme pela vinculação cada vez maior do partido”, vendo no uso da palavra vinculação que ele não entendeu a “mensagem das ruas”, pois o povo não quer vinculação espalhafatosa, quer sim decisões institucionais efetivas e sérias e não apenas a consistente em botar o bloco na rua para ser efemeramente aplaudido.

O povo brasileiro e os eleitores do psdb querem sim uma oposição formalmente séria e que bem saiba cumprir a missão que lhe foi dada nas urnas e não este silêncio patético no Congresso Nacional, mesmo quando nós, os pobres mortais brasileiros vemos que o Brasil caminha a passos largos para a bancarrota, para o desequilíbrio social ante a grave violência que o agrava e econômico pelas medidas atabalhoadas e decididas para surtirem efeitos somente para colher palmas da platéia interna, pois a externa as vê com olhos vesgos o rumo que seguimos.

Resta-me um fio de esperança, de que esse Partido político, que é muito mais uma partido (fragmentado), dada a briga intestinal que o corrói, que tenha realmente interesse na defesa do Brasil e do povo brasileiro, que reveja sua decisão e não faça este infamante incitamento de que saiamos às ruas e que se quiser realmente estar em sintonia com a nação que bem exerça suas funções institucionais no Congresso Nacional.

2 comentários:

Academia Caçapavense de Letras disse...

Otimo. Belissima interpretação com uma coerência inigualável, com elegância e clareza. Dez Dr Brasilino.

Anônimo disse...

Otimo. Belissima interpretação com uma coerência inigualável, com elegância e clareza. Dez Dr Brasilino.