domingo, 9 de agosto de 2015

GM demite funcionários em São José por telegrama


Portaria da planta industrial da GM na zona leste de São José. Foto: Pedro Ivo Prates

A fábrica da General Motors em São José demitiu na manhã deste sábado cerca de 200 funcionários. Os trabalhadores receberam um telegrama da empresa anunciando o corte.

A montadora não informou o número de dispensados. O Sindicato dos Metalúrgicos alegou ontem que ainda é impossível conhecer a extensão do corte. No entanto, apuração preliminar da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) aponta que foram, pelo menos, 200 demitidos. “Em princípio, foram demitidos trabalhadores de todos os setores da fábrica”, afirmou o secretário-geral do sindicato, Renato de Almeida.

No telegrama, a montadora alegou que “apesar das várias medidas adotadas pela empresa para superar a crise na indústria automobilística, inclusive com a adoção de lay off, férias coletivas entre outras medidas, o mercado não reagiu”.

Em nota a O VALE, a montadora adotou o mesmo tom.

Segundo a GM, as medidas adotadas “não foram suficientes diante da expressiva redução da demanda no mercado brasileiro, que registra queda em torno de 30% desde janeiro do ano passado”. A GM alegou que os “desligamentos realizados têm como objetivo adequar o quadro da empresa à atual realidade do mercado, visando resgatar a competitividade e viabilidade do negócio”.

O sindicato informou que repudia as demissões e que vai buscar reverter o corte.

Nenhum comentário: