segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Investimentos para pessoas físicas


De olho no aumento da concorrência

Guilherme Afif Domingos quer lançar uma nova modalidade de financiamento para trabalhadores que desejam se tornar micro-empresários. A ideia do ministro, que tem tudo para levar o sistema bancário à loucura, é criar a figura do micro-investidor local.

Trata-se de um projeto para abrir a possibilidade de que pessoas físicas possam usar suas economias para investir na força de trabalho da turma que planeja abrir o próprio negócio. O investidor deverá ser cadastrado pelo Estado e obrigatoriamente injetar recursos em alguém do próprio município.

As condições do empréstimo – juros e prazo de pagamento, por exemplo – serão acertadas diretamente entre as partes interessadas, caso a caso. Mas e o risco de quem banca? Afif argumenta:

– Risco tem preço, e esse preço estará embutido no financiamento. Esse mercado vai se auto-regular e todo mundo ganhará. O cara que investe poderá ter uma rentabilidade superior às disponíveis na praça, e o empreendedor poderá barganhar juros inferiores aos oferecidos pelos bancos. O plano é “desintermediar” a operação e aumentar a concorrência.

Por Lauro Jardim

Nenhum comentário: