segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MST invade fazenda da Cutrale no interior de São Paulo

Folha de São Paulo



Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram na manhã desta segunda-feira (22) uma fazenda da empresa Cutrale no município de Borebi (308 km de São Paulo).

Cerca de 400 pessoas ligadas ao movimento entraram na fazenda Santo Henrique por volta das 6h.
O MST afirma que a fazenda pertence à União, é ocupada irregularmente pela Cutrale e deveria ser destinada à reforma agrária.

Segundo o movimento, a ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, iniciada nesta segunda.

A assessoria de imprensa da Cutrale enviou nota na tarde desta segunda-feira lamentando a ocupação e afirmando que "já demonstrou a legalidade na aquisição dessa propriedade agrícola".

No texto, a empresa afirmou que já está tomando providências para a reintegração de posse da fazenda e disse que espera que "seja mantida a ordem, respeitando a integridade física dos colaboradores da Cutrale, bem como o patrimônio da empresa e de seus empregados".

FAZENDA

A fazenda Santo Henrique já havia sido invadida pelo MST em 28 de setembro de 2009 e desocupada em 7 de outubro do mesmo ano, após decisão judicial de reintegração de posse.

Durante a invasão, a Polícia Militar filmou um integrante do MST passando com um trator por cima de centenas de pés de laranja da fazenda.

Depois que os integrantes do movimento deixaram a área, o local estava destruído e depredado. Funcionários da fazenda relataram que suas casas tiveram objetos furtados.

Nenhum comentário: