quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Senado: Mario Couto e Humberto Costa quase saem no tapa

Mario Couto
Humberto Costa













O clima de tensão que domina o governo federal, com a onda de crises que já derrubou quatro ministros em oito meses, teve sua maior demonstração nesta quarta-feira, 24, no plenário do Senado, com uma discussão entre o líder do PT e do bloco de apoio ao governo, Humberto Costa (PE) e o líder da minoria, Mario Couto (PSDB-PA). As trocas de ofensas continuaram no cafezinho do plenário e quase se transformou em agressão física.

A discussão começou depois que Humberto Costa fez discurso contra a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Corrupção. Ele afirmou que todos os órgãos de controle do governo já investigam as denúncias e acusou a oposição de buscar um palanque político com a comissão.

Mario Couto pediu um aparte, afirmou que Costa estava defendendo a corrupção e disse que o líder do PT deveria assinar o requerimento da CPI, para que o Senado pudesse investigar as denúncias. Costa, por sua vez, disse que não assinaria, pois já havia investigações em andamento. “Que decepção, senador”, respondeu Couto.

O senador tucano pediu novamente a palavra, argumentando que foi citado por Costa, e irritou o petista. “Defender o indefensável na tribuna? O Brasil inteiro percebe que o governo petista institucionalizou a corrupção neste país”, disse Couto. Questionando o porque a mesa deu a palavra para o tucano, Costa chamou o tucano de “louco e débil mental”.

“O nosso Partido já foi chamado, aqui, de partido de bandidos, de vagabundos. E não há um pronunciamento da Mesa desta Casa em relação a esse tipo de prática. Ninguém aqui se levanta contra esse tipo de prática porque dizem: 'Não, trata-se de um louco, de um débil mental', disse Humberto Costa, aos urros.

Mario Couto afirmou que vai entrar na Comissão de Ética contra o senador petista por “ofensa da honra”. Costa afirmou que o senador pelo Pará faltou com o decoro parlamentar. “Não se trata nem de questão de decoro parlamentar, é de educação doméstica. Imaginem se outros aqui usassem da mesma prática de lembrar o passado de outros aqui, que já chegaram a ser presos; de outros, que respondem a processos nos seus estados por condutas inomináveis?”, provocou o pernambucano.

A discussão parecia ter acalmado quando o líder do PT foi para o cafezinho do Plenário. Mario Couto foi então procurá-lo e o cutucou: “Você me chamou de débil mental?”. Costa respondeu: “Chamei sim. Você está achando que eu sou moleque?”. “Não. Acho que você é safado e corrupto. Vou dizer na tribuna agora que você já respondeu processo. É por isso que você defende a corrupção”, disse Couto.

Humberto Costa levantou e quase saiu no braço com Mario Couto, mas os dois foram apartados por assessores. Trocando ofensas, os dois saíram por lados opostos.

Nenhum comentário: