terça-feira, 23 de agosto de 2011

Terremoto de magnitude 5,9 graus atinge Washington



Pentágono, Casa Branca e Suprema Corte foram esvaziados por precaução. Não há relatos de danos ou vítimas

Trabalhadores que evacuaram os prédios após terremoto se aglomeram na Foley Square em Nova York


Um terremoto de magnitude 5,9 graus na escala Richter sacudiu a costa leste dos Estados Unidos nesta terça-feira, abalando prédios em Washington e chegando a ser sentido em Nova York. O Pentágono, a Casa Branca e a Suprema Corte foram evacuado por causa do tremor, que, segundo o US Geological Survey, teve seu epicentro perto de Richmond, Virginia, a 139 quilômetros da capital americana.

Até o momento, contudo, não há relatos de danos ou vítimas. As torres de controle dos aeroportos internacionais de John F. Kennedy e Newark, localizados em Nova York, foram evacuadas. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor aconteceu às 13h51 no horário local (14h51 em Brasília), mas não apresenta grande profundidade (apenas seis quilômetros).

“É um dos maiores terremotos que já tivemos aqui”, disse à rede americana CNN Lucy Jones, sismologista do USGS. O tremor foi sentido em Filadélfia, Pensilvânia, Nova York e Massachussetts, onde o presidente Barack Obama está passando suas férias. Parte da cidade de Nova York foi evacuada, e o serviço de telefonia foi interrompido.

Pequenos terremotos são sentidos na região central de Virginia de dois em dois anos, em média, sem causar grandes danos. A zona sísmica da região é conhecida por ser cheia de falhas (que causam terremotos), e há ainda numerosas falhas menores em profundidade que não foram detectadas.

Nenhum comentário: