quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vale do Paraíba

Cachaça de São Luiz do Paraitinga será exportada para outros países

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Um produto feito na região vai ganhar, em breve, o mercado europeu e norte-americano. Não é uma invenção tecnológica, nem algo feito nas fábricas espalhadas pelo Vale do Paraíba.

Esse produto é bem mais simples: é uma cachaça, feita em São Luiz do Paraitinga.

A cana colhida vai para o moedor. O processo é todo artesanal. O caldo, também conhecido como garapa, segue para os tonéis de destilação onde fica de 20 a 24 horas para fermentar. Já sem açúcar e impurezas, o próximo passo é o destilador, onde a garapa vai ferver a noventa graus para virar cachaça.

Apenas para a Itália, deverão ser enviados três mil litros da cachaça por mês. Cada garrafa custa R$29,00.


Empresas apostam na experiência e contratam profissionais mais velhos

Credito: Reprodução / Rede VanguardaSegundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com mais de 50 anos empregadas no Brasil aumentou 55% nos últimos oito anos. Na região, Caraguatatuba tem apostado nessa mão-de-obra mais experiente. O aumento do índice de pessoas com mais de 50 anos empregadas, nesses últimos anos, foi bem maior que o crescimento total da população ocupada, que foi de quase 20%. 



Uma empresa que se instalou no litoral investiu nessa tendência em busca de mais sabedoria e melhor relacionamento com os clientes. Esses jovens estão treinando para ser tele-atendentes. Em breve eles não estarão sozinhos. Vão compartilhar o espaço com colegas mais maduros.



Nenhum comentário: