Folha de S. Paulo
Hercília Catharina da Luz, 89, é a última filha viva de Hercílio Luz, que governou SC durante República Velha
Lei permite benefício para filhos inválidos ou de até 18 anos; governo não disse critério para pagamento a Hercília
Hercília Catharina da Luz, 89, filha de Hercílio Luz, que governou Santa Catarina por três mandatos na República Velha (1889-1930), recebe atualmente R$ 15 mil por mês dos cofres públicos.
Desde 1992, ela é beneficiada por uma lei complementar do Estado que concede a pensão para viúvas e filhos de ex-governadores.
Hercília é a última filha de Hercílio Luz ainda viva. O governador, que morreu em 1924, teve 19 filhos. Até 2010 ela foi dona de um cartório em Florianópolis.
A lei que garante os pagamentos prevê uma pensão para filhos de ex-governadores com menos de 18 anos ou que sejam inválidos.
O governo de Santa Catarina não informou se Hercília recebe a pensão por se enquadrar no último caso.
A reportagem procurou Hercília para falar sobre o benefício, mas uma funcionária sua afirmou que a filha do governador não falaria por estar bastante debilitada devido à idade avançada.
O governador dá nome a um dos principais pontos turísticos de SC, a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.
Um comentário:
Realmente a tia precisa para manter seu plano médico que no Brasil é um absurdo.Coitada vcs acham que ela ia aguentar esperar na fila do SUS? E tenho certeza que ela já passou isso para algum netinho sortudo ,pois ela não é eterna,mas a pensão será com certeza.
Postar um comentário