O Globo
Depois de 841 mortes em deslizamentos na serra, o problema agora são as doenças. Nova Friburgo já contava, até o início da tarde de quinta-feira, com 46 casos de diagnósticos clínicos de suspeita de leptspirose este ano, dos quais 44 identificados após os temporais que atingiram a cidade.
Embora apenas cinco casos já tenham sido confirmados, três deles posteriores à enxurrada, especialistas dizem que é possivel afirmar que a cidade enfrenta um surto da doença, trasmitida pela urina do rato na água das enchentes. É o que pensa, por exemplo, o infectologista Edmilson Migowisky, do Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ:
- A confirmação de casos anteriores por exames laboratoriais indica que existe um vínculo forte desses casos com aqueles em que o diagnóstico foi apenas clínico. Eu consideraria que há, de fato, um surto na cidade, já que, como outros pacientes, eles (os ainda não confirmados) tiveram contato com água de chuvas e lama.
O possível surto de leptospirose coincide com pedidos de demissão de dezenas de médicos da rede pública, especialmente clínicos e pediatras.
- Muitos médicos que moram em cidades como Bom Jardim, Duas Barras e até Campos reclamam do tempo que estão levando para chegar à cidade. Pelas ausências nos plantões, o número de demissões pode chegar a 20 - disse a secretária municipal de Saúde, Jamila Calil Salim Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário