segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Marta lidera disputa pela prefeitura de São Paulo



Senadora Marta Suplicy com o ministro Fernando Haddad durante caravana de debates com os pré-candidatos do PT a prefeitura de São Paulo

A senadora Marta Suplicy não é unanimidade dentro do PT para concorrer à prefeitura de São Paulo em 2012. Mas, ao menos por enquanto, é o nome mais forte do partido para a disputa, como mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira. O levantamento, publicado no jornal Folha de S. Paulo, aponta a ex-prefeita da capital à frente na corrida, com média de 14 pontos porcentuais sobre os demais candidatos.

Marta, porém, carece do apoio de figuras importantes do PT, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff – o favorito de Lula para concorrer ao comando da capital é o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O Datafolha simulou uma disputa sem a senadora, com Haddad concorrendo contra o tucano José Serra. O ministro aparece com 2% das intenções de voto, atrás de Netinho de Paulo (PC do B), Paulinho da Força (PDT) e Soninha (PPS), todos com 9%, e de Gabriel Chalita (PMDB), que tem 5%. Já Serra fica empatado com Celso Russomano (PP), com a preferência de 19% do eleitorado.

No cenário que simula uma disputa entre Marta e José Serra, a petista ficaria com 29% das intenções de voto, contra 18% do tucano. Já se a Marta disputasse com outro tucano, o senador Aloysio Nunes, teria 31% dos votos, segundo o Datafolha, ante 7% do adversário.

O quadro, porém, não é totalmente negativo para Haddad, uma vez que 40% dos eleitores afirma que votaria em um nome apoiado por Lula. O apoio de Dilma seria determinante para 26% dos eleitores, enquanto o do governador Geraldo Alckmin (PSDB), para 27%.

Nenhum comentário: