quinta-feira, 9 de maio de 2019

Milícias e narcotráfico já podem procurar seus laranjas. Bolsonaro garante!



A íntegra do decreto ilegal e imoral sobre porte de armas de Bolsonaro está aqui. Dois itens devem chamar a atenção dos leitores porque, vamos dizer, estão interligados. E se deve perguntar a quem interessam. 

Segundo as regras em vigência, podem ser adquiridas por ano 50 cartuchos tanto para armas de uso permitido como de uso restrito. O decreto elevou o primeiro número para 5 mil — MULTIPLICOU POR 100 — e o segundo para mil: MULTIPLICOU POR 20. 

O Parágrafo 2º do Artigo 43 do Decreto dispõe: 

§ 2º Serão, ainda, autorizadas a importar armas de fogo, munições, acessórios e demais produtos controlados: 

I – pessoas jurídicas credenciadas no Comando do Exército para comercializar armas de fogo, munições e produtos controlados; 
II – os integrantes das instituições a que se referem os incisos I a XI do caput; e 
III – pessoas físicas autorizadas a adquirir arma de fogo, munições ou acessórios, de uso permitido ou restrito, conforme o caso, nos termos do disposto no art. 9º e no art. 11, nos limites da autorização obtida. 

Como se nota, praticamente se universaliza a possibilidade de importação de armas, já que as "pessoas autorizadas a adquirir arma de fogo e munição", depois do decreto do presidente que relaxou a posse, é, a rigor, qualquer uma. 

O presidente viu nesse aspecto do decreto um probleminha. Ele afirmou que vai conversar com Paulo Guedes para que o armamento estrangeiro não chegue ao Brasil a preços mais baixos do que o nacional — produzido apenas pela Taurus. 

Tudo indica que, ao menos "no tocante" às armas, vamos deixar de lado aquele tal liberalismo e adotar medidas de caráter protetivo do produto nacional. 

É o liberalismo à moda Bolsonaro. 

A QUEM INTERESSA? 
As milícias e o narcotráfico já podem começar a procurar os seus laranjas. A quem interessa comprar munição nessa quantidade? Quais entes privados vão se organizar, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas, para importar armas? E qual vai ser seu mercado potencial?

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: