terça-feira, 17 de novembro de 2015

Caixa é, mais uma vez, a líder no ranking de reclamações de clientes


Fachada do banco Caixa Econômica Federal

Em outubro, a Caixa Econômica Federal ficou mais uma vez no topo da lista de bancos com maiores índices de reclamações de clientes apurado pelo Banco Central, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira. Foi o quarto mês consecutivo de liderança da Caixa nessa lista.

O banco estatal teve índice de reclamações subindo dos 10,88 de setembro para 11,09 em outubro. O indicador leva em consideração queixas consideradas procedentes em relação ao número de clientes, multiplicado por 1 milhão.

Assim como em setembro, o tema que teve o maior número de reclamações na Caixa em outubro foi relacionado cartões de crédito, com 355 queixas de clientes. Na sequência apareceram serviços (106) e insatisfação dos clientes sobre resposta do banco a reclamações feitas ao BC (59).

O Bradesco permaneceu na segunda posição no ranking, com índice de queixas de 9,19 - em setembro, o índice do banco havia sido de 9,28. No caso do Bradesco, das 705 reclamações em outubro, 177 envolveram cobrança irregular de tarifa por serviços não-contratados.

O Itaú Unibanco ficou em terceiro em outubro, mesma posição do mês anterior, com 426 reclamações e índice de 7,16. O HSBC Brasil, que está sendo comprado pelo Bradesco, subiu da quinta para a quarta posição no ranking de reclamações, com 83 queixas e índice de 6,54. O Santanter Brasil encerra a lista dos mais citados pelos clientes nas queixas ao Banco Central, com índice de 6,34. O banco foi ultrapassado pelo HSBC no ranking.

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