sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Serasa confirma desempenho fraco das vendas de Natal


Setores de vestuário e calçados tiveram o desempenho mais fraco Foto: Simone Marinho / Agência O Globo

As vendas nos shoppings tiveram neste Natal o menor crescimento dos últimos cinco anos, o valor médio das compras caiu e para reduzir os estoques os lojistas estão antecipando as liquidações de começo de ano. Os números da Serasa Experian mostraram uma pequena alta de 2,7% no período de 18 a 24 de dezembro, o menor percentual desde 2003, quando a pesquisa foi criada e a taxa chegou a 17%.

Os dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, também registraram crescimento menor: 2,5%, bem abaixo dos 4,1% do ano passado. Já Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) registrou alta de 5% nas vendas em relação ao ano passado, mas atribuiu o número ao aumento no número de lojas.

- Foi o pior resultado em cinco anos. Se não tivéssemos um crescimento vegetativo das lojas, teríamos um resultado menor que o do ano passado e, em alguns setores, até negativo - disse Nabil Sahyoun, presidente da associação, referindo-se à abertura de 16 mil lojas em 38 shoppings inaugurados em todo o país ao longo de 2013.

Leia mais em O Globo

Nenhum comentário: