quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

FX-2: Brasil escolhe caças suecos para a FAB


Presidente Dilma autorizou o Comandante da Aeronáutica a divulgar o resultado do FX2 — programa de renovação dos caças que remonta a mais de 20 anos

Caça Gripen, da sueca SAAB

O Ministério da Defesa vai anunciar às 17h desta quarta-feira que a fabricante sueca Saab fornecerá os 36 novos caças à Força Aérea Brasileira (FAB). O programa de substituição das aeronaves FX2, que envolve um orçamento de 5 bilhões de dólares, passou por diversos adiamentos nos últimos anos, mas a presidente optou pelo Gripen — a aeronave mais barata entre as três competidoras. Estavam no páreo a americana Boeing e a francesa Dassault.

Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff participou de uma cerimônia de encerramento do ano organizada pela cúpula militar. Lá, ela anunciou oficialmente que o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, estavam autorizados a divulgar o resultado da concorrência.

O Gripen oferecido ao governo ainda é um projeto — não há nenhum modelo similar em operação no mundo. Suas versões mais antigas são avaliadas como mais adaptáveis e menos dispendiosas do que os similares oferecidos pela Boeing e pela Dassault. Entre os países que usam modelos Gripen estão Reino Unido, República Checa, Hungria e Tailândia, além da própria Suécia.

Nenhum comentário: