domingo, 29 de dezembro de 2013

Por carta, GM demite 400 trabalhadores em São José


Prefeito confirma corte de funcionários às vésperas do Ano Novo; sindicato diz que vai à Justiça tentar reverter dispensa

Chico Pereira (O Vale)
São José dos Campos

Pelo menos 400 funcionários da General Motors de São José dos Campos foram demitidos ontem, por carta, pela montadora. Os demitidos são do MVA (Montagem de Veículos Automotores), setor que será desativado oficialmente pela empresa no dia 31 de dezembro, mesma data de desligamento do grupo.

A informação do número de demitidos foi relatada ontem pelo prefeito Carlinhos Almeida (PT) a O VALE. Carlinhos disse que na sexta-feira conversou com o diretor de Relações Institucionais da GM, Luís Moan, e foi informado sobre a demissão dos trabalhadores.

"Moan informou que a empresa, conforme acordo fechado com o Sindicato dos Metalúrgicos, iria fechar o MVA", declarou. Questionado a respeito do número de demitidos, o prefeito frisou: "é muita gente, umas 400 pessoas".

Carlinhos afirmou que a prefeitura irá montar uma estrutura para dar apoio aos trabalhadores demitidos (leia texto nesta página).

A GM não informou o número de demitidos. Em nota, a GM afirma que, com o fim da produção dos modelos Corsa, Meriva e Zafira, "a continuidade das operações da fábrica de automóveis tornou-se inviável".

"Foram usadas todas as alternativas trabalhistas, como férias coletivas, plano de demissão voluntária, "lay off' e licença remunerada, para minimizar impactos para nossos trabalhadores", diz o comunicado.

Nenhum comentário: