segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Um terço dos produtos natalinos em São José é reprovado pelo Ipem


Amostras apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem.
Reprovação de 33,73% na cidade é maior que a média estadual, de 12,9%.

Maioria das amostras foram reprovadas por indicar na embalagem peso diferente do peso real. (Foto: Divulgação/Ipem)

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) reprovou 33,73% das amostras de carnes típicas das ceias de Natal e Ano Novo, cereais, pães, panetones, além de frutas secas e in natura e outros produtos de época. Os itens apresentaram quantidade diferente da indicada na embalagem. A média é superior à registrada no Estado, que foi de 12,9% de irregularidades.

A fiscalização foi feita na última semana - entre os dias 11 de novembro e 12 de dezembro - em estabelecimentos da capital e 11 cidades do interior paulista . A ação foi dividida em duas operações: a 'Pente Fino', que avaliou os produtos nos pontos de venda e a 'Boas Festas', que contou a aferição dos produtos no laboratório do órgão. Foram examinados, além dos alimentos natalinos, também embalagens, enfeites, vinhos e espumantes .

A 'Operação Pente Fino' em São José avaliou 63 produtos, dos quais 25 foram reprovados por peso inferior ao informado na embalagem - o correspondente a 39,68%. No caso da Operação Boas Festas, das 20 amostras recolhidas, 3 (15%) apresentaram erro. Ao todo, foram reprovadas 33,73% das amostras por irregularidades.

Nenhum comentário: