quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Hidropirataria na Amazônia



A revista jurídica Consulex, publicada em Brasília, denuncia tráfico de água doce no Brasil: navios-tanque petroleiros estão retirando sorrateiramente água do Rio Amazonas. Empresas internacionais até já criaram novas tecnologias para a captação da água. Uma delas, a Nordic Water Supply Co., empresa da Noruega, já firmou contrato de exportação de água com essa técnica para a Grécia, Oriente Médio, Madeira e Caribe.

Conforme a revista, a captação geralmente é feita no ponto que o rio deságua no Oceano Atlântico. Estima-se que cada embarcação seja abastecida com 250 milhões de litros de água doce, para engarrafamento na Europa e Oriente Médio.

Diz a revista ser grande o interesse pela água farta do Brasil, considerando que é mais barato tratar águas usurpadas (US$ 0,80 o metro cúbico) do que realizar a dessalinização das águas oceânicas (US$ 1,50).

A hidropirataria já foi denunciada também pela Agência Amazônia. Reafirma a revista Consulex: essa prática ilegal não pode ser negligenciada pelas autoridades brasileiras, tendo em vista que são considerados bens da União, os lagos, os rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio.

Nenhum comentário: