sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Para conter roubos, caixas eletrônicos de ‘ficção’ 0




Costuma-se dizer que o crime não compensa. Bobagem. Experimente perguntar a advogados e juízes, a fabricantes de cofres e de porteiros eletrônicos.

Deve-se aos ladrões a abertura de mais um nicho de mercado. Vêm aí os caixas eletrônicos ultramodernos, com aparência de ficção científica.

Um, desenvolvido pela empresa Diebold Inc., utilizará a chamada computação “em nuvem”. Os dados do cliente serão armazenados remotamente. Longe da máquina. A salvo de clonagens.

Outro, da NCR Corp., identifica os usuários lendo-lhes o desenho dos sulcos das mãos. Dispensam-se os cartões. Um terceiro, da Itautec S.A., responderá aos gestos do cliente.

O sujeito fará as operações sem tocar na máquina, que será mantida atrás de um vidro à prova de balas e, supostamente, imune aos ataques da bandidagem.

Segundo a Febraban, federação dos bancos, um caixa eletrônico guarda entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. Assaltando-o, o ladrão pode obter mais dinheiro do que se roubasse uma agência bancária.

Em 2011, havia no mundo algo como 2,4 milhões de caixas eletrônicos em operação. Estima-se que serão 3,2 milhões até 2016. A substituição desse maquinário não é algo trivial.

Uma dúvida assalta o mercado: num instante em que se esforçam para cortar custos, as casas bancárias se animarão a investir na aquisição dos caixas ultramodernos?

Como almoço grátis é coisa por inventar, é razoável supor que, se prosperar, o negócio será convertido num custo que vai morrer no bolso da clientela.

Como se sabe, há dois tipos clássicos de assalto a banco. De fora pra dentro e de dentro pra fora. Os caixas eletrônicos da nova Era tendem a vitaminar o roubo do segundo tipo.

Nenhum comentário: