sábado, 28 de janeiro de 2012

Piada de português complica Habib´s na Justiça



Piada de português complica Habib´s na Justiça


A rede de fast food Habib's se deu mal com sua campanha publicitária para promover o bolinho de bacalhau. Foi fazer piada e provocou a ira da comunidade portuguesa. Esta semana, a Alsaraiva Comércio e Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda. – nome verdadeiro da Habib's – teve que se dobrar e assinar um acordo – conhecido como Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – com o Ministério Público paulista.

O mote da campanha publicitária era: “O bolinho é português, o preço é uma piada”. O material foi distribuído para 340 lojas da rede em 17 Estados. A campanha durou um mês e o material publicitário passou a ser trocado em julho, depois dos protestos. Em um papel bandeja podia se ler a piada: “Qual é o único português que serve para alguma coisa? O Manuel de instruções”.

Pelo acordo, a empresa, para se redimir da piada de mau gosto, se compromete a doar um veículo van para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo, além de veicular anúncios em portal de notícias exaltando a comunidade e a cultura portuguesa no Brasil.

O acordo é resultado de uma chuva de protesto da comunidade lusitana no Brasil, que passou pelas redes sociais e terminou em órgãos de defesa do consumidor. O caso do bolinho de bacalhau acabou virando um inquérito civil instaurado no ano passado na Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital para apurar eventual discriminação à comunidade lusitana com a campanha de marketing “O bolinho é português, o preço é uma piada”.

Na investigação, a rede Habib’s argumentou que o fundador da rede é português e que jamais houve a intenção de ofender o povo de Portugal em qualquer campanha publicitária, buscando apenas a utilização do humor como forma de divulgação do produto típico da cultura portuguesa.

Mesmo assim, a empresa assinou o TAC, comprometendo-se a doar um veículo van no valor de R$ 50 mil para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo, entidade de utilidade pública, como forma de reparação dos interesses difusos eventualmente lesados.

Além disso, a empresa vai publicar no maior portal de notícias na internet destinado à comunidade luso-brasileira anúncio exaltando a comunidade e a cultura portuguesa no Brasil e propaganda sobre o Dia de Portugal, Dia de Camões, e o Dia das Comunidades Portuguesas, todos comemorados em 10 de junho.

Nenhum comentário: