domingo, 22 de janeiro de 2012

Vale do Paraíba

 PM surpreende moradores e cumpre reintegração


A ordem de reintegração de posse da área ocupada do Pinheirinho, na zona sul de São José dos Campos, foi cumprida de supresa às 6h deste domingo, apesar da suspensão decidida sexta-feira pelo TRF (Tribunal Regional Federal).

Cerca de 1.800 agentes participam da ação, que conta com o apoio da tropa de choque, de helicópteros e de PMs da cidade de São Paulo.

Um veículo da TV Vanguarda, afiliada da Globo, foi queimado. 

A Polícia Militar anunciou a prisão de 16 pessoas durante a ação. Várias armas brancas, como facas e pedaços de madeira com pregos, foram apreendidas. Um morador foi ferido por um tiro, mas passa bem. 

Várias famílias denunciaram o uso de balas de borracha e gás de pimenta durante a desocupação. Segundo outros moradores, a Guarda Civil Municipal, que está apoiando a PM na operação, estaria usando balas reais.

Em protesto contra a operação, cerca de 300 manifestantes bloquearam totalmente a rodovia Dutra, próximo ao km 154 no sentido Rio de Janeiro, por volta das 13h30. A rodovia foi liberada às 15h.

De acordo com a polícia, a reintegração transcorreu de forma tranquila como esperado. A PM pretende finalizar a retirada de todas as famílias do Pinheirinho até amanhã (23). Em seguida, as casas serão destruídas.

Muito criticada por sua inércia durante os trâmites que precederam a desocupação, a Prefeitura de São José dos Campos afirmou ter atendido mais de 230 famílias desalojadas pela ação policial deste domingo. 

Segundo as autoridades municipais, pouco menos da metade foi encaminhada para abrigos temporários, e as demais seguiram para outros endereços da cidade.

Um comentário:

Joseense Orgulhoso disse...

Joseense Orgulhoso disse...

Parabéns dra Márcia Loureiro pela segura decisão de se cumprir a lei. Parabéns doutor Rodrigo Capez que na qualidade de membro do Tribunal de Justiça de São Paulo assegurou a continuidade do cumprimento da reintegração, mesmo ante a absurda ordem do juiz federal (que só pode ser pau-mandado do PT para dar esdrúxula determinação). Como bem disse Rodrigues Capez, não há hierarquia entre os Tribunais estaduais. Estou orgulhoso do Tribunal de Justiça de São Paulo que "... para manter seu prestígio e sua autoridade, o TJ autorizou a polícia a continuar com a reintegração" (Rodrigo Capez). Desordeiros têm que ser tratados desta forma, pois em resposta ao direito da força tem a contrapartida da força do direito.