sábado, 19 de agosto de 2017

Cármen Lúcia requisita folhas salariais de juízes



Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, a ministra Cármen Lúcia determinou aos tribunais de todo país enviem a Brasília dados sobre os salários pagos aos juízes no período de janeiro a agosto de 2017. Ela baixou uma portaria que fixa prazo de dez dias para a entrega das informações, que serão analisadas pelo CNJ.

A decisão de Cármen Lúcia chega nas pegadas da divulgação de um contracheque duro de roer. O juiz Mirko Vicenzo Giannotte, de Mato Grosso, recebeu no mês passado a acintosa cifra de R$ 503,9 mil. A cifra incliu, além do supersalário, indenizações e vantagens pessoais. Soube-se depois que Giannotte não é um descalabro isolado. Pelo menos 84 juízes receberam vencimentos acima de R$ 100 mil no mês de julho.

Entre as atribuições do CNJ está a fiscalização dos tribunais. Daí a investida de Cármen Lúcia. A portaria da ministra prevê que, a partir de setembro, o CNJ abrirá uma vitrine eletrônica no seu site para expor os salários dos juízes. Os tribunais terão de enviar os dados até cinco dias depois do pagamento.

Nenhum comentário: