quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Brasileiros lutam por cargos políticos nos EUA


Priscila Souza
Priscila Sousa faz campanha em Framingham Foto: Petrini Media

Aos 7 anos, Priscila Sousa foi levada do Espírito Santo para a cidade de Framingham, no Estado de Massachusetts, por seus pais, que recomeçaram a vida nos EUA. Duas décadas mais tarde, ela é a primeira brasileira a se candidatar a uma prefeitura americana, o que a transformou em um dos símbolos da mudança de atitude da comunidade em relação à participação política em seu país adotivo.

Com um dos maiores porcentuais de brasileiros em sua população registrados nos EUA, Framingham acaba de se transformar em cidade e terá sua primeira eleição neste ano. Integrantes da geração que chegou ao Estado de Massachusetts na mesma época em que os pais de Sousa, Pablo Maia e Margareth Shepard, ambos de 59 anos, são candidatos a 2 das 11 cadeiras de vereadores que estarão em disputa.

A 42 quilômetros de distância, em Everett, a brasileira Stephanie Martins também está em campanha para a Câmara Municipal. Ela e Sousa têm a mesma idade, 29 anos, e representam os imigrantes que cresceram nos EUA e transitam com fluência absoluta entre o português e o inglês. Já houve dois casos isolados de candidatos brasileiros a vereador que naufragaram em Massachusetts.

Nenhum comentário: