O PMDB segue como o partido com maior número de prefeituras do Brasil, com 1.023 cidades, seguido por PSDB (702), PT (634), PSD (495), PP (467) e o PSB (442). O novato PSD conquistou neste domingo sua primeira capital: Florianópolis. O PSOL também obteve uma capital pela primeira vez da sua história, em Macapá (AP). E o PPS também faturou uma capital, Vitória, no Espírito Santo.
A vitória mais simbólica dos tucanos no segundo turno ocorreu em Manaus, onde o ex-senador Arthur Virgílio derrotou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), candidata apoiada por Lula e pela presidente Dilma Rousseff – que chegou a fazer comício para tentar salvar a candidatura da comunista. Lula também se empenhou, sem sucesso, em vencer Virgílio, um dos maiores opositores ao seu governo até 2010.
Já o PT sofreu pelo menos três duras derrotas no nordeste: Fortaleza, Recife e Salvador. No caso da capital pernambucana, o revés ocorreu ainda no primeiro turno. Das três cidades, a mais simbólica foi Salvador porque a derrota foi para o DEM, legenda que faz a mais voraz oposição ao governo Dilma Rousseff no plano federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário