sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pacientes recorrem à Justiça para conseguir internações em hospitais


G1


Com os hospitais cada vez mais lotados, aumenta o número de pacientes que ingressam na Justiça para conseguir internações. Somento em Porto Alegre, cerca de 20 pessoas por dia procuram a Defensoria Pública em busca de ajuda para tentar garantir um leito.

A defensora Paula Pinto de Souza tem em mãos uma séria de pedidos de internação hospitalar. São casos de pacientes que não conseguiram uma vaga e cuja única saída foi recorrer à Justiça.

“As pessoas não estão conseguindo acesso a esse direito fundamental básico, que é a saúde. Falta comprometimento do gestor municipal”, opina a defensora pública.

A orientação ao paciente que precisa de atendimento é procurar, primeiro, os postos de saúde. Só que nessas unidades, muitas vezes, ele não consegue uma consulta especializada e acaba desistindo. A espera agrava o problema de saúde e, em geral, ela acaba na fila de emergência dos hospitais.

Foi o aconteceu com a família de Gelson Friggo. O pai dele tem câncer e, mesmo com a doença em estado avançado, não consegue vaga em um hospital. “Faz três anos que eu estou correndo pra lá e para cá e não consigo vaga”, afirma.

Nenhum comentário: