segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O ATO E O FATO


Caçapava em destaque: Aerovale e Ipuã.

Brasilino Neto
Esta semana Caçapava vivenciou momentos que ficarão marcados para sempre em sua história, não só por receber o Ministro Chefe da Secretaria da Aviação Civil Wellington Moreira Franco em suas terras para a outorga da carta de autorização de funcionamento, para breve de nosso aeroporto, mas especialmente pelo motivo que o trouxe aqui.

Falamos da importância do empreendimento capitaneado pelo empresário Rogério Penido, com a implantação do AEROVALE, que concorrerá com grandes centros paulistas para a recepção de jatos executivos.

Caçapava está localizada em posição estratégica, pois entre os dois maiores polos industriais do Brasil, Rio-São Paulo, servida por importantes rodovias como a Dutra, Carvalho Pinto e Floriano Pinheiro, próximo de portos, litoral e serras, o que a torna ainda mais aplasível.

Tem o empreendimento pista com 1.550 metros de extensão, o que possibilita movimentações de aviões executivos e de carga sendo que, no entanto, neste primeiro momento somente aqueles poderão se valer do AEROVALE,

A coragem e arrojo do empresário Penido não se limitaram à implantação do empreendimento, mas foi além, eis que estruturou também a empresa HELIVALE, com a compra de dois helicópteros, de modo que os executivos possam deixar seus aviões aqui eatacionados e se valer destes aparelhos e seguirem para a Capital ou outras cidades da região. A Helivale tem previsão inicial de 10 voos diários, o que coloca Caçapava no centro das importantes decisões de executivos nacionais e estrangeiros.

Toda esta grandeza tem prazo fixado, ou seja, começará dentro de mais alguns dias.

Cabe destacar, que nesta esteira seguem-se outros benefícios, pois certamente para cá virão escolas de pilotagem, de manutenção de aviônicos, faculdades, hospitais e empresas dos mais variados ramos, ligados ou não à área, sem poder deixar de falar quanto às instalações de hotéis, centro de convenção e lojas de conveniência nas proximidades.

Alie-se à coragem e arrojo do empresário, o apoio que as administrações de Caçapava deram e continuam dando para que tudo seja sucesso quanto ao AEROLAVE, que surgiu de uma cumplicidade entre o empresário Penido e Caçapava, pois atribuiram-se cuidados, responsabilidades e confiança recíprocas de modo que todos os caçapavenses possam usufruir e tirar proveito, para suas qualidades de vida, dos resultados que esta parceria resultara.

Outra informação que se faz importante neste momento “avião” que Caçapava está vivendo, é a de que Caçapava já tem instalado em seu território, há mais de 20 anos, outro importante empreendimento na área, se trata do IPUÃ, que fica situado no Bairro do Pedregulho, com pista de grama com cerca de 1.000 metros, que tem como finalidade a prática de voos à vela, que em finais de semana são cerca de mais 20 diários que ali aportam para voos com planadores.

Uma importante observação: A pista do campo IPUÃ, de Caçapava, é a maior pista destinada ao voo à vela da América Latina, que teve como pioneiro em sua implantação o empresário Celso Ferreira Diniz.

Caçapava vive um momento muito especial, mas será ainda mais especial se seu povo tirar proveito em termos de melhorias em educação, segurança, saúde e bem-estar em decorrência destas implantações e empreendimentos.

2 comentários:

1,2,3 disse...

Parabéns doutor por estas preciosas informações.

Paulo L. disse...

Brasilino, como disse o leitor 1,2,3, você realmente prima pelo conhecimento e não é por acaso que hoje preside a Academia de Letras de Caçapava. Sou caçapavense, amo esta terra, mas afirmo tristemente que não sabia deste campo de pouso de vôo a vela em nossa cidade. Vou lá fazer uma visita neste próximo final de semana. Seus textos são sintéticos e muito esclarecedores. Parabéns por suas iniciativas e amor que demonstra por essa nossa terra.