domingo, 23 de fevereiro de 2014

Grupo que ganhou contrato dos 'kits escolares' participou da cotação que definiu edital


Pais recebem o kits na escola Mercedes Carnevale Klein, no sábado_Foto: Alan Collet

O grupo que ganhou o contrato para o fornecimento dos kits de materiais escolares à Prefeitura de São José dos Campos participou da cotação de preços usada como base pela administração para elaborar o edital do pregão.

Segundo documentos que integram o processo de compra, o governo Carlinhos Almeida (PT) solicitou orçamentos a três empresas antes de lançar o pregão.

Uma delas foi a Comercial Center Valle, de Igaratá, que tem como dono o empresário Antonio Carlos Mischiatti. Ele é pai de Gabriela e Raphael de Barros Mischiatti, sócios da Comvalle Produtos e Alimentos, empresa do mesmo grupo que acabou firmando contrato de R$ 14,550 milhões para o fornecimento dos kits, em consórcio com a Inovatt Comercial, de Sorocaba.

Na prática, a família Mischiatti ajudou a administração municipal a definir o valor de referência do pregão (teto para os lances das empresas) e conheceu, mais de um mês antes do lançamento do edital, a lista de itens que seriam exigidos --foram 137 ao todo, alguns com especificações pouco comuns no mercado.

O pregão foi vencido pela Inovatt Comercial, que derrotou sozinha 11 concorrentes. O consórcio com a Comvalle foi constituído só um mês depois, com a anuência da prefeitura, poucos dias antes da publicação do contrato.

Pregão foi definido em seis minutos
O pregão que definiu o fornecedor dos kits escolares durou apenas seis minutos, segundo ata da prefeitura. Das 79 empresas que retiraram o edital, 12 compareceram à sessão pública no dia 31 de outubro. Dessas, três apresentaram propostas idênticas, de R$ 15.439.681. Metade das participantes abandonou o pregão na primeira rodada de lances.

Nenhum comentário: