sábado, 16 de fevereiro de 2013

Fotos e farsas

Venezuela divulga primeiras imagens de Chávez em dois meses


O governo venezuelano divulgou nesta sexta-feira as primeiras imagens do coronel Hugo Chávez em mais de dois meses. Desde o início de dezembro ele está internado em Havana, se recuperando da quarta cirurgia para combater um câncer. A cirurgia foi realizada no dia 11 de dezembro.

Nas fotos, o mandatário aparece ao lado das filhas Rosa Virginia e María Gabriela. Ele também aparece lendo uma edição do jornal Granma, de Cuba. O jornal seria do dia 14 de fevereiro de 2013.

A farsa do Brasil:

A foto divulgada pelo governo da Venezuela, em que o “comandante” Hugo Chávez aparece, dadas as circunstâncias, mais ou menos bem é uma farsa política. O Brasil conhece algo parecido, mas com outro sinal político. Vale lembrar.


Eis o então presidente eleito Tancredo Neves, em março de 1985, junto com a equipe médica que o atendia no Hospital de Base, de Brasília. Tancredo, soube-se não muito tempo depois, já era um paciente condenado. A morte do presidente eleito alimenta ainda hoje as mais variadas teorias conspiratórias.

José Sarney havia assumido a Presidência da República. Havia dúvidas razoáveis sobre a constitucionalidade da saída encontrada. Temia-se um eventual retrocesso político. A foto como farsa tinha ao menos a intenção meritória de esconjurar as forças do atraso. Com Chávez, é diferente. A mentira serve para dar sobrevida a uma ditadura.

Nenhum comentário: